Como aumentar o capital de giro na empresa: GUIA com 8 dicas

Como aumentar o capital de giro na empresa: GUIA com 8 dicas

Como aumentar o Capital de Giro

O capital de giro representa o dinheiro que sua empresa tem para cobrir suas despesas comerciais diárias. Por isso, entender como aumentar o capital de giro é fundamental para que você seja capaz de ampliar investimentos e cumprir com as obrigações financeiras do negócio.

O gerenciamento efetivo do capital de giro também é fundamental para permitir que sua empresa possa fazer novas compras de produtos e evitar a falência.

O capital de giro é calculado subtraindo o passivo circulante do ativo circulante.

Alguns estudos apontam que o ideal seria que as empresas tivessem o objetivo de ter R$ 2 em ativos circulantes para cada R$ 1 do passivo circulante. Uma empresa com uma proporção de 2:1, está gerenciando efetivamente seu capital de giro.

Um negócio com capital de giro negativo está com problemas sérios e possivelmente imediatos, mas qualquer empresa com uma taxa de capital de giro inferior a 2:1 pode estar enfrentando dificuldades.

Para garantir que sua empresa tenha dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações financeiras diárias, bem como para financiar operações normais de negócios, você deve gerenciar suas contas com eficiência e eficácia, buscando maneiras de como aumentar o capital de giro.

Como aumentar o capital de giro: 6 formas de controlar

A seguir, estão 6 estratégias de como aumentar o capital de giro.

Cada uma dessas estratégias exigem que você analise várias áreas da sua empresa para encontrar maneiras de:

  • Otimizar os processos
  • Reduzir despesas
  • Aumentar o fluxo de caixa positivo.

1. Melhore a organização de contas a receber

Incentive seus clientes a pagarem pontualmente oferecendo incentivos de pagamento em dia.

O atraso de recebimentos já faturados atrapalha seu planejamento financeiro e claro, desestabiliza seu capital de giro.

Você também pode fazer uma força tarefa para tentar receber daqueles clientes que estão com pagamento atrasado há muito tempo. Crie incentivos, como condições de pagamento que facilitem a quitação da dívida.

2. Negocie com fornecedores melhores condições de pagamento

Negociar melhores condições de pagamento com fornecedores e distribuidores de materiais, melhora a gestão de pagamento.

Você deve rever as condições de pagamento em suas contas a pagar, bem como as condições de pagamento em suas contas a receber. Equilibrar ambos, para que sua empresa esteja em uma posição de fluxo de caixa mais favorável é fundamental.

Se um fornecedor não estiver disposto a negociar termos mais favoráveis ​​para você, talvez seja necessário substituí-lo. Este é o seu negócio, e essa é uma das formas de como aumentar capital de giro, para sobreviver e prosperar.

3. Reduza despesas

Revise seus custos fixos e variáveis ​​para determinar se há áreas para melhorar o fluxo de caixa. Por exemplo, materiais de escritório, equipamentos e tecnologia representam despesas que poderiam ser reduzidas com negociações, novos fornecedores e assim por diante.

4. Não financie ativos fixos com capital de giro

Sugerimos que empresários não utilizem seu capital de giro para financiar ativos fixos, como equipamentos.

Muitas pequenas empresas tendem a usar dinheiro do capital de giro para pagar contas extras. É uma mentalidade antiga. No final, seria melhor usar empréstimos de longo prazo para pagar por ativos fixos. Ele permite que os empresários respirem com facilidade e paguem por ativos em um ritmo definido.

Você pode facilmente recuperar os custos de juros de um empréstimo de longo prazo. Por exemplo, se você mantiver um bom fluxo de caixa e puder pagar seus fornecedores rapidamente, é mais provável que você consiga obter descontos.

Por sua vez, esses descontos podem pagar parcialmente os juros do seu empréstimo. Eventualmente, você recuperará o custo do empréstimo.

5. Obtenha aconselhamento externo

Nem sempre é fácil para os empresários ver como eles podem melhorar seu fluxo de caixa, então, uma recomendação é que os proprietários de empresas procurem ajuda externa.

Um consultor normalmente ajuda os empreendedores a fazer uma avaliação completa e a examinar as principais áreas, como:

  • Ciclo de vendas
  • Rotatividade de estoques
  • Condições de crédito para fornecedores e clientes.

Eles também podem encontrar áreas do negócio onde há espaço para otimizar processos e encontrar formas de gerar mais dinheiro internamente.

6. Gerencie seu estoque

Não sobrecarregue seu estoque. Certifique-se de que os produtos sejam vendidos o mais rápido possível e não estejam ociosos no depósito. Para isso é importante que você aprenda como calcular o giro do estoque.

Por meio dessa matemática, você:

  • Aumenta a lucratividade
  • Reduz custos de manutenção
  • Amplia o giro de mercadoria e capital circulante.

Planeje cortar produtos e serviços que não estão vendendo.

7. Realize uma gestão financeira eficiente

Para entender como aumentar o capital de giro você precisa acompanhar de perto todo o movimento financeiro de sua empresa.

Mantenha as demonstrações financeiras e relatórios atualizados e calcule os índices periodicamente.

Isso permitirá que sua empresa tenha uma visão clara da posição financeira em todos os momentos e fornecerá a você caminhos para melhorias.

8. Busque um financiamento para seu capital de giro

Ao administrar um negócio é importante ter em mente que a procura por um empréstimo com baixas taxas, são estratégias de como aumentar o capital de giro.

Seja para ampliar sua capacidade de investimento em matéria-prima ou estoque, seja, para aumentar a equipe ou investir em ações de marketing.

Se você quer entender melhor como avaliar o momento de solicitar um aporte externo, sugerimos que leia o artigo; “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

O capital de giro é vital para as operações cotidianas de uma empresa, como a:

  • Aquisição de matérias-primas e produtos para estoque
  • Pagamento de salários e despesas gerais
  • Garantia de que a produção corresponda à demanda, entre outros objetivos-chave.

Leia mais: De A a Z: Como calcular capital de giro de uma empresa [com fórmulas]

É por isso que as empresas estão constantemente procurando maneiras de como aumentar o capital de giro.

Se depois de todo esse aprendizado você identificou que sua empresa precisa de investimento neste setor, para que mantenha suas operações e sua saúde financeira em dia, te convidamos para conhecer a Gyra +.

Nossa plataforma é online e 100% segura. Você pode solicitar um empréstimo sem sair de cada e receber o crédito para seu capital de giro, em até 72 horas após nossa análise.

  • Taxas atrativas, personalizadas ao seu negócio
  • Solução ideal de financiamento para reposição de estoque com agilidade

Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.