Como divulgar minha loja virtual: 7 dicas para gerar vendas

Como divulgar minha loja virtual: 7 dicas para gerar vendas

Como divulgar minha loja virtual

Pense em qual estágio seu e-commerce está. Talvez você tenha acabado de montar uma loja para vender modelos variados de tênis de corrida, ou talvez o seu negócio de dropshipping esteja construindo uma sólida base de clientes. Independentemente da sua situação, todos chegam ao ponto em que o marketing se torna indispensável. É neste momento em que surge uma questão: como divulgar minha loja virtual?

O entendimento de como divulgar meu e-commerce, por meio de ações de marketing para comércio eletrônico, é um assunto delicado, pois existem diversas estratégias possíveis para divulgar uma loja virtual.

Neste artigo, nosso objetivo, foi reunir 7 táticas que irão te ajudar a entender como divulgar uma loja virtual e obter um excelente retorno sobre investimento. Continue lendo para aprender mais.

Se você ainda não sabe como calcular o ROI, sugerimos que leia também, o artigo; “Como calcular o prazo de retorno do investimento (ROI)

Como divulgar minha loja virtual: as 7 táticas indispensáveis

Quando você inicia um negócio, como um comércio eletrônico, a preocupação está voltada para como gerenciar o e-commerce. Com o dia a dia fluindo bem, a próxima questão é, e agora, “como divulgar minha loja virtual”, atrair visitantes e gerar vendas?

Dentro do marketing digital existem diversas possibilidades de investimento, entretanto, colocar todas em prática de uma só vez é quase impossível. Pensando nisso, separamos esse guia com 7 estratégias para você iniciar sua busca por clientes.

1. Planeje uma estratégia de marketing antes de começar

Nada de bom começa sem construir um plano. Assim como um estúdio de cinema passa pelo processo de pré-produção, uma empresa de comércio eletrônico precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Escreva uma lista de todos os métodos que você planeja usar para alcançar os clientes, seja em posts de blogs, vídeos ou boletins informativos.

Defina seus objetivos para que possa verificar, a cada semana ou mês, como está indo o processo de criação e distribuição de conteúdo.

Imagine que você esteja tentando uma abordagem de conteúdo para sua loja virtual de chás especiais. É preciso que você defina o que deseja alcançar, por exemplo, nos primeiros 3 meses. Entre os objetivos principais estão:

  • Construir um público
  • Obter algum tráfego

2. Crie uma campanha de e-mail marketing automatizada

O e-mail marketing é o alicerce de estratégias para divulgar uma loja virtual. Ele ainda é um dos melhores métodos para influenciar seus clientes e convencê-los a comprar mais.

Use uma campanha de e-mail marketing para:

  • Manter contato com seus clientes
  • Enviar informações úteis
  • Vender seus produtos.

Atualmente, entretanto, não existe campanha de e-mail marketing que não seja acompanhada de um software de automação de marketing. As campanhas de nutrição de leads dependem dessa tecnologia para realmente serem efetivas e não ocuparem todo o tempo de uma equipe de marketing.

Algumas sugestões de estratégia para divulgar uma loja virtual por e-mail, são:

  • Envie um e-mail de boas-vindas assim que o cliente fizer uma compra
  • Forneça códigos promocionais exclusivos e brindes
  • Envie regularmente boletins informativos para alertar os assinantes sobre novas ofertas de descontos, dicas de produtos e, quando apropriado, notícias da empresa
  • Compartilhe conteúdo relevante para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seus itens comprados recentemente
  • Agradeça aos seus clientes de maior valor. Envie uma nota pessoal expressando seu agradecimento por seus negócios
  • Solicite feedback. Se alguém visitar seu site, mas não fizer uma compra, pergunte sobre a experiência dele e como você pode melhorá-lo

3. Crie uma campanha de e-mail marketing automatizada considere diversificar suas plataformas

Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é sempre uma tarefa difícil, no processo de como divulgar minha loja virtual.

O maior desafio é descobrir quais plataformas funcionam melhor em determinados mercados. Existe uma solução simples para isso. Diversifique e, eventualmente, corte as plataformas que não funcionam bem.

Crie páginas no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e outras. Espalhe seu conteúdo por essas mídias e use ferramentas de análise de mídia social para entender quais funcionam melhor.

4. Faça seu próprio conteúdo relevante

Nada cria uma conexão tão forte com seus clientes, como a produção de conteúdo relevante e original.

O conteúdo original, ajuda você a criar seu site de comércio eletrônico com uma base de conhecimento para os interessados ​​em saber mais sobre seu mercado.

Essa tática, auxilia no rankeamento de suas páginas nos mecanismos de pesquisa, como o Google, sendo fundamental para a estratégia de SEO. Você pode investir em conteúdos como:

  • Vídeos
  • Postagens em blogs
  • Podcasts
  • E-books, e mais

5. Invista em anúncios no Google Adwords

Como divulgar minha loja virtual no Google? Você pode investir em SEO, como falamos anteriormente, para levar tráfego orgânico para seu site. Mas, os anúncios pagos são indispensáveis.

Investir em links patrocinados é uma das estratégias que trazem mais retorno para e-commerces.  Existem duas modalidades: anúncios display e anúncios em resultados de pesquisa. No último caso, os mecanismos de pesquisa exibem seu anúncio em uma página de resultados e você paga quando alguém clica no seu anúncio e chega ao seu site.

Os mecanismos de pesquisa tentarão combinar seu anúncio com os compradores interessados, para que você (o anunciante) e o comprador, tenham uma boa experiência.

Os anúncios aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e você só paga quando um comprador clica na sua página.

6. Otimize para as ferramentas mobile

O acesso a e-commerce por meio de dispositivos móveis cresceu muito e seus clientes desejam poder navegar em seu site dessa maneira.

Considere implementar uma interface responsiva para que seu site de comércio eletrônico tenha acesso fácil em dispositivos como tablets e smartphones.

7. Pense em publicidade móvel

Já que estamos falando de dispositivos móveis é importante que você também invista em publicidade para eles. Pode combinar anúncios de geolocalização, prontos para celular, com o objetivo de conectar seus clientes à sua loja, enquanto eles estão sentados no ônibus ou na sala de espera de um médico.

O investimento sólido e contínuo em marketing deve ser parte de sua estratégia de expansão de mercado. Aplicando as táticas de divulgação apresentadas acima, você será capaz de ampliar suas vendas e consolidar sua marca.

É preciso ter em mente, entretanto, que para colocar em prática qualquer uma dessas dicas de como divulgar uma loja virtual, é preciso que você tenha capital. Ele será necessário, tanto para investir nas estratégias sugeridas, como para ampliar seu estoque, afinal, de nada adianta fazer uma campanha completa de marketing e não ter produtos suficientes para vender.

Sua empresa precisa de capital de giro para fazer novos investimentos? Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de empréstimo empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.