Como melhorar a venda de um produto: 7 estratégias matadoras

Como melhorar a venda de um produto: 7 estratégias matadoras para ampliar suas vendas

Como melhorar a venda de um produto

Se você veio parar neste artigo é porque provavelmente tem, ou quer ter, um e-commerce, acertei? Gestores de lojas virtuais estão constantemente buscando maneiras de como melhorar a venda de um produto ou de todo o site. Por isso, criamos esse artigo para te dar algumas dicas fáceis de aplicar e que possuem um potencial de retorno sobre investimento muito grande.

O comércio eletrônico pode ser uma indústria muito lucrativa. Os ciclos de vendas são menores, ao contrário dos setores B2B, em que os profissionais de marketing precisam fomentar um longo funil de vendas.

Por outro lado, os compradores não têm problemas em se voltar para outra marca se seus produtos estiverem posicionados de uma maneira mais conveniente, glamourosa ou financeiramente amigável.

Por que devo comprar um aspirador de pó da sua loja, se o seu concorrente oferece essencialmente o mesmo produto, mas com frete grátis e uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias?

Entenda que no processo de como melhorar a venda de um produto é preciso, prioritariamente, que você atenda diretamente as necessidades de seus clientes e responda claramente suas dúvidas.

Para que você pare de perder negócios e aprenda como melhorar a venda de um produto, separamos 7 práticas recomendadas que irão ajudá-lo a aumentar as vendas online.

7 dicas de como melhorar a venda de um produto no seu e-commerce

# 1: Coloque seu cliente à vontade

Suas páginas de produtos precisam abordar quaisquer possíveis dúvidas ou hesitações que seu possível comprador possa ter.

  • Essas calças caberão?
  • Quanto tempo dura a bateria?
  • Posso devolver este produto?
  • Os tamanhos são precisos? Todas essas questões precisam ser respondidas.

Por exemplo, se o seu produto tem a ver com roupas, como você pode colocar as pessoas à vontade para comprá-las? Existe um gráfico ou guia de tamanho?

Atenção: O que vai fazer as pessoas comprarem em outro lugar é a incerteza.

Pense em maneiras de deixar seu cliente à vontade, fornecendo conteúdo claro, guias visuais e instruções, caso um produto precise ser montado.

Uma possibilidade de como vender melhor um produto, ainda não muito usada no Brasil, é a utilização de um pop-up de saída que fornece um gráfico de tamanho, por exemplo. Neste caso o pop-up não direciona para uma nova página, mas fornece um conteúdo que irá incentivar seu cliente a se manter na compra.

# 2 Provas sociais são absolutamente cruciais

88% dos consumidores confiam tanto em avaliações online quanto em recomendações pessoais, de acordo com a BrightLocal.

É isso mesmo, confiamos em estranhos, tanto quanto confiamos em nossas mães.

Além disso, 70% das pessoas consultam avaliações e depoimentos antes de comprar, de acordo com a BusinessWeek.

Tudo bem, todos nós sabemos que as avaliações dos clientes são necessárias, então por que você não as tem em suas páginas de produtos?

Esta dica se encaixa muito bem com a acima, porque é tudo sobre colocar o consumidor à vontade. Quando se trata de aprender como melhorar a venda de um produto ter revisões de seus clientes em cada página de produto parece ser óbvio.

#3 Tenha um conteúdo forte e criativo

Ter um conteúdo forte na página parece uma dica óbvia, mas você ficaria surpreso com a enorme quantidade de páginas de produtos que não têm essa funcionalidade.

Não basta simplesmente incluir suas palavras-chave na página.

Talvez, sua empresa esteja mais preocupada com imagens, em seguida, com conteúdo. Sim, conteúdo visual emocionante como imagens e vídeos são elementos cruciais da página do produto, mas se o conteúdo for ruim, isso pode ser um grande prejuízo para a excitação em relação a um produto.

Como você está realmente convencendo alguém a comprar a coisa?“. Se seu conteúdo é ruim, então sua página é ruim. Não fornecer insights sobre por que seus clientes deveriam ficar empolgados com a compra de seu produto, e porque eles deveriam acreditar em você, é um grande erro.

Neste momento é importante que você evite uma linguagem complicada demais e torne seu conteúdo mais divertido e relacionável. O comércio eletrônico é um setor em que é fácil ser criativo.

ATENÇÃO: esta camisa é tão confortável que você pode nunca mais querer tirá-la“, esse é um exemplo de conteúdo relevante, divertido e que apresenta informações sobre o produto.

# 4 Crie um forte sentido de urgência

Qual a maneira mais rápida de como melhorar a venda de um produto no comércio eletrônico? Use gatilhos mentais como o de urgência!

Você quer deixar todos os visitantes ansiosos porque, se eles não comprarem agora, eles podem perder sua oferta? Nós sabemos, parece manipulativo, mas funciona.

Você acabou de pagar pelo clique do usuário em seu anúncio então precisa convencê-los de que eles não precisam procurar em outro lugar.

Investigue os elementos de urgência e escassez que você tem em sua página de checkout.

Aprenda a como fazer um bom controle de estoque e implemente um sistema de gerenciamento de inventário, caso você ainda não tenha um. Isso permitirá que você apresente ao usuário o volume de peças ainda disponíveis quando o estoque estiver baixo (e somente neste momento), dando ao comprador mais incentivo para aproveitar a oferta.

#5 Use Pop-up de Intenção de Saída

O que são pop-ups de intenção de saída? Eles são aqueles pop-ups que aparecem antes de você sair de um site, dizendo algo como: “Você já está nos deixando?”.

Se você está revirando os olhos e pensando “esses pop-ups são irritantes”, saiba que eles realmente funcionam.

Se o usuário não estiver pronto para comprar, você poderá fornecer uma oferta pré-transacional, para obter seu contato e transformar o usuário em lead, por exemplo, “Ah, vejo que você está interessado em produtos de costura, peça nosso e-book grátis para aprender novas técnicas”.

#6 Alavanque o compartilhamento social

Cada página de produto deve aproveitar o poder das mídias sociais. Sim, seu site deve promover os canais sociais de sua marca, mas nas páginas de produtos deve haver botões sociais que permitam ao comprador compartilhar o produto em plataformas como Twitter e Facebook.

Digamos que você está procurando um novo par de botas, mas percebe que o par que você deseja não está na sua faixa de preço. Uma solução fácil é twittar o produto para um ente querido com uma dica sutil, como “@mãe, adicione isso à lista de Natal”.

Isso faz com que, mesmo que o cliente não realize a transação, ele promova sua loja para seus seguidores e talvez os convença a comprar de você.

O uso de hashtags de produtos também pode ser interessante para que as pessoas conversem sobre seus produtos. As mídias sociais ajudam a colocar seus produtos lá fora e podem expandir drasticamente seu alcance. As redes sociais são ferramentas importantes para vender mais.

#7 Garanta que suas páginas de produtos sejam compatíveis com dispositivos móveis

Sim, o celular é importante, todos nós já ouvimos isso há anos, mas você já dedicou tempo para pesquisar as páginas de seu produto em seu smartphone?

Você pode ter uma surpresa desagradável com a experiência de compra.

Segundo o Google, houve um crescimento de 175% nas pesquisas de compras em dispositivos móveis nos primeiros cinco meses de 2018.

As pessoas pesquisam produtos nos seus telefones, clicam nos seus anúncios ou na listagem orgânica e são entregues ao seu site a caminho do trabalho ou enquanto assistem televisão à noite. Isso não é surpreendente, certo? Você provavelmente faz isso mais do que você imagina.

Preciso dizer mais? Então, entenda como vender melhor um produto com a ajuda dos dispositivos móveis e aproveite todo o crescimento deste segmento.

Então é isso. Implemente essas 7 estratégias de como melhorar a venda de um produto e veja suas vendas aumentarem significativamente, por meio de melhores páginas de produtos.

Lembre-se sempre de perguntar o que ajudará as pessoas? Com o que as pessoas estão preocupadas? O que elas gostam de fazer?

Gostou de aprender como vender melhor um produto? Já pensou em investir em sua loja virtual e aumentar suas vendas online? Conte pra gente nos comentários.

Sua empresa precisa de capital de giro para fazer novos investimentos? Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de empréstimo empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.