5 coisas que você deve fazer para vender mais no Natal

Como vender mais no Natal: 5 coisas que você deve fazer

como-vender-mais-natal

Você está pronto para as vendas de fim de ano? Já criou suas estratégias de como vender mais no Natal?

Para a maioria, a resposta é um retumbante “ainda não”, o que significa que não há melhor momento do que agora para começar a pensar em suas campanhas de marketing para o fim de ano.

A temporada começa formalmente com a Black Friday e Cyber ​​Monday (também conhecida como “Cyber ​​Week”) e leva até o Natal em dezembro.

Você não pode perder as oportunidades promocionais sazonais ou vendas de fim de ano – especialmente para seus concorrentes que já começaram a se preparar.

Dito isso, agora estamos totalmente focados na fase de planejamento – possivelmente a parte mais importante de uma temporada de sucesso.

Criatividade é fundamental para ganhar mindshare. No entanto, a distribuição de canais é necessária para ganhar vendas.

Este é o equilíbrio entre marketing e operações de vendas – dois departamentos de varejo que se misturam, já que as expectativas dos consumidores exigem experiências ininterruptas.

As dicas e ideias de como vender mais no Natal a seguir ajudarão você a refinar seus esforços para aumentar as vendas durante o período mais rentável do ano.

Como vender mais no Natal: planejamento e ação

1. Revise sua estratégia de marketing

As melhores ideias de como vender mais no Natal que você terá para executar este ano é rever o que aconteceu no ano passado.

Verifique sua análise da web neste período do ano passado e comece a fazer as seguintes perguntas:

  • Quais ofertas promocionais funcionaram melhor no site e por meio de e-mails?
  • Quais palavras-chave estavam sendo usadas nas pesquisas para acessar seu site?
  • Essas pesquisas levaram a compras?
  • Quais linhas de produto tiveram melhor desempenho/pior do que outras?
  • Quais foram seu top mais vendidos?
  • O que seus concorrentes fizeram no ano passado e como isso impactou o seu negócio?
  • Algumas pessoas respondem melhor a e-mails direcionados por conteúdo, como guias de presentes, ou respondem melhor a campanhas impulsionadas?

2. Crie uma boa experiência para o usuário

Criar uma página que possa levar facilmente seus clientes a compras é importante. Fazer um guia de presentes de Natal pode ser uma ótima maneira de promover suas promoções.

Torne mais fácil para as pessoas entrarem em contato e comprar online de você durante a época de Natal – ou elas podem acabar clicando em outro lugar.

Seu site deve indicar claramente:

  • seus horários de abertura e fechamento;
  • números de contato;
  • taxas de entrega (se aplicável);
  • as ações especiais da temporada festiva;
  • as últimas datas de entrega antes do Natal.

Custo de entrega e política de devoluções/trocas sempre desempenham um papel importante na decisão de fazer uma compra e na experiência do usuário de forma geral.

Mas no Natal, quando muitos itens são comprados para presente eles podem não servir, o presenteado já têm ou ele não gosta – a garantia de poder devolver ou trocar, se necessário, pode fazer uma diferença significativa nas vendas.

Deixe essa informação clara e acessível de qualquer lugar no seu site e nas páginas dos seus produtos.

3. Aproveite o potencial de vendas das mídias sociais

Crie uma enquete ou peça a seus clientes fiéis que usam o Facebook ou o Pinterest para começar a criar listas de desejos de produtos que gostariam de receber como presentes de Natal ou pedir que eles deem ideias e sugestões de presentes nos comentários de posts.

Você pode até mesmo incluir algumas recomendações de clientes em seus e-mails para reforçar suas ofertas e incentivar ainda mais o envolvimento do cliente.

Outra forma de como vender mais no Natal é incluir um link para uma página de comentários online, onde novas avaliações podem ser deixadas.

Tweetar e publicar ideias e sugestões de presentes no Facebook e Instagram ajudará na formação de uma imagem de marca positiva, gerando mais tráfego na web para seu site.

Aprenda dicas para divulgar um produto na internet com sucesso neste outro post do nosso blog.

4. Crie um senso de urgência

Durante a época de Natal, a maioria dos consumidores farão compras automaticamente com um maior senso de urgência.

Por isso, outra estratégia de como vender mais no Natal  é definir prazos para ofertas ou promoções para chamar a atenção do cliente para a compra. Use frases como “Só mais 3 dias” ou “Faça o pedido agora para garantir a entrega até 24 de dezembro”.

Isso permite que os clientes saibam que, se eles não agirem imediatamente, eles se arriscarão a ficar sem o produto ou aquele benefício. Você também pode criar produtos de edição limitada que só podem ser comprados nesta época do ano.

Em caso afirmativo, envie um e-mail para seus clientes e informe a eles que esse produto já está disponível, mas que estará disponível apenas por um tempo limitado.

No entanto, seja fiel à sua palavra e não estenda nenhuma promoção além da data especificada, pois você não quer arriscar perder a confiança do cliente.

Leia também: 6 maneiras de como vender bem um produto e inovar no mercado.

5. Dê e você receberá

A temporada de fim de ano é um ótimo momento para retribuir a seus clientes fiéis. Todos sabemos que custa muito mais atrair um novo cliente para manter um existente, por isso não ignore os clientes leais à sua marca.

Recompense seus clientes fidelizados: envie por e-mail com uma oferta de Natal tentadora. Dê-lhes um pequeno presente ou brinde e incentive-os a voltarem novamente.

Outra maneira de fazer isso é organizar um evento para seus maiores apoiadores. Campanhas de e-mail marketing exclusivas para os melhores clientes do ano com ofertas especiais é uma ótima estratégia para ativar esse segmento e aumentar vendas no Natal.

Para garantir que você terá um estoque em dia para atender todos os pedidos, confira como fazer um bom controle de estoque com 7 dicas certeiras.

Estas dicas de como vender mais no Natal devem ajudá-lo a aumentar suas vendas nesta temporada festiva. Então, o que você está fazendo para maximizar a corrida de fim de ano? Compartilhe suas dicas nos comentários.

Seu negócio precisa de capital de giro neste fim de ano e você procura uma forma prática de como conseguir um empréstimo? Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Gostou do Conteúdo?

Receba em seu email conteúdos especialmente feitos para inscritos em nosso newsletter!