Estratégias de vendas de produto: 10 táticas online certeiras

10 estratégias de vendas de produto online

estrategias-vendas-de-produto

Criar um negócio baseado em vendas online é relativamente fácil. Você só precisa comprar um domínio e contratar um servidor para montar seu site. No entanto, quando chega a hora de criar estratégias de vendas de produto para gerar vendas, a sensação pode parecer um pouco com patinar no gelo pela primeira vez.

Essa é exatamente a razão pela qual compilamos as 10 estratégias de vendas de produto que você pode começar a usar hoje para sua loja de online – seja própria ou em plataformas terceirizadas com o Mercado Livre –  fechar grandes vendas. Não pule nenhum tópico!

Estratégias de vendas de produto: 10 alternativas online

1. Implemente bom marketing de conteúdo

A frase “O conteúdo é rei” é um mantra da internet. Os mecanismos de busca recompensam informações úteis publicadas regularmente (mais e mais todos os dias).

Como uma estratégia de vendas de produto para seu e-commerce, não hesite em criar um blog em sua loja online, planejar as publicações das suas redes sociais ou abrir um canal no YouTube onde você possa solucionar todos os problemas e dúvidas relacionados ao produto que vende.

2. Use motivadores de vendas

Há sempre uma emoção por trás de uma venda e as vendas online não são exceção. Você deve usar a linguagem de uma forma que faça com que o cliente sinta que está adquirindo alguma outra coisa – seja bem-estar, segurança ou um determinado status – ao comprar seu produto.

Além disso, outras das estratégias de vendas de produto é criar urgência adicionando prazos para comprar determinados produtos com desconto ou frete grátis, por exemplo. Se você quiser dominar as vendas, precisa dominar a técnica do copywriting.

3. Leve SEO a sério

Sua primeira venda nunca chegará se você não entrar em uma das primeiras posições no Google, pois é o primeiro lugar (ou pelo menos a primeira página) onde todos nós clicamos quando queremos comprar online.

Uma estratégia de SEO para e-commerce deve incluir pesquisa de palavras-chave, uma análise dos concorrentes, boa otimização na página e link building adequado.

A inclusão de um mecanismo de pesquisa interno, como o Doofinder, também é uma boa estratégia de vendas de produto para melhorar a experiência do cliente e os dados do Google Analytics.

4. Apareça em comparações nos motores de busca

O Google Shopping, o Mercado Livre e outros marketplaces são locais ideais para gerar vendas por causa de sua enorme quantidade de tráfego.

Basta fazer o upload de um arquivo CSV com o nome do seu produto, o preço e o link do site para incluí-los.

A principal desvantagem desta estratégia de vendas de produto é que as ferramentas cobram cada vez que um visitante clica no seu anúncio.

Mas se você puder encontrar o mecanismo de comparação de compras apropriado para o seu produto, os benefícios serão facilmente superados pelo investimento.

5. Registre-se no Google Meu Negócio

Se sua loja online também vender offline em uma loja física, você poderá registrar seu endereço e suas informações de contato para serem adicionados ao Google Meu Negócio gratuitamente.

Sua primeira venda pode vir do tráfego por meio deste canal, assim como antes com as Páginas Amarelas, portanto, inclua descrições, fotos e comentários de outros clientes.

6. Entre em contato com os melhores

Não há estratégia de vendas de produto melhor do que entrar em contato com os líderes de seu setor. É por isso que você deve identificá-los, analisar sua trajetória e manter laços estreitos com eles.

Você pode entrevistá-los, pegar um depoimento ou escrever um guest post para eles, criando conteúdo para seus blogs. Você aumentará automaticamente sua presença e garantirá um bom fluxo de tráfego.

7. Participe de fóruns relacionados ao seu mercado

Os fóruns são alguns dos melhores lugares para se vender produtos online devido à sua alta especialização. Há lugares onde você pode encontrar um público ultra-segmentado, ansioso para ter todas as suas dúvidas resolvidas.

Nesse caso, as estratégias de vendas de produto pode envolver criar links que sejam úteis. Mas vá com paciência para que os usuários confiem em você para gastar seu dinheiro.

8. Seja responsivo

Essa é uma das estratégias de vendas de produto que não pode ser negligenciada. As compras de smartphones ou tablets aumentaram exponencialmente nos últimos anos.

É essencial que o seu site tenha um design responsivo para que o conteúdo possa ser adaptado a todos os dispositivos. Antes de escolher um marketplace ou começar a montar seu e-commerce do zero, certifique-se de que você terá uma versão responsiva.

Ao fazer isso, os clientes podem fazer compras confortavelmente a partir de qualquer um dos dispositivos que usar e não apenas de seus computadores.

9. Tenha seus próprios afiliados

Ter afiliados funciona muito bem como estratégia de vendas de produto online. Você dá a eles uma pequena comissão em troca de recomendações de seus produtos, e então eles vendem para você.

Embora seja verdade que você está desviando seus lucros, esse sistema pode ser realmente benéfico se você puder motivar seus afiliados o suficiente para convencer seus públicos a comprar.

Você pode usar plataformas como Hotmart, Uol Afiliados,  Amazon Associados, dentre outras para criar seu próprio programa de afiliados.

10. Socialize

Por último, mas não menos importante, você não pode esquecer sua presença na mídia social. Crie seus perfis de negócio e analise-os para saber quais realmente estão enviando tráfego para você.

Apenas estar presente em uma rede social significará apenas um desperdício de tempo e esforço. É importante analisar onde exatamente seus clientes ideais podem ser encontrados para criar estratégias de vendas de produto eficientes dentro desses canais.

Pronto para conseguir a primeira venda?

Isso tudo são conselhos. Agora é hora de começar a colocar suas estratégias de vendas de produto em prática.

A primeira venda pode ser difícil de conseguir, mas usando alguns desses truques ela virá mais cedo ou mais tarde. E você, quantas dessas estratégias você já usa? Qual você está pensando em tentar primeiro? Conta pra gente nos comentários!

Conheça também a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais. Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.