O que é WooCommerce? A plataforma de vendas do WordPress

O que é WooCommerce: conheça os diferenciais da plataforma de e-commerce do WordPress

Woocommerce-gyra

O que é Woocommerce? O Woocommerce é a plataforma de e-commerce do WordPress. 100% gratuita, a ferramenta é uma das melhores opções para quem deseja iniciar uma loja virtual. 

Atualmente a plataforma é a mais popular entre os empreendedores do comércio eletrônico no mundo, possuindo 22% do mercado, com um total de 1 milhão de sites no mundo.

O que é woocommerce

Source: BuiltWith

O que é WooCommerce? 

Em termos um pouco mais técnicos, o WooCommerce é um plugin para WordPress. Portanto, se você deseja criar sua loja virtual com o WooCommerce, primeiro precisará instalar e configurar o WordPress. As etapas são: 

  1. Compre um domínio;
  2. Cadastre-se no WordPress;
  3. Instale o WooCommerce;
  4. Incremente o WooCommerce com plugins e temas. 

O WooCommerce é de longe o melhor e mais popular plugin de comércio eletrônico para WordPress e pode ser usado para a venda de produtos – físicos ou virtuais – e serviços. 

Por meio da plataforma (e suas extensões) você pode realizar vendas e gerenciar toda sua loja virtual, por meio de: 

  • gestão de estoque;
  • acompanhamento de pedidos e pagamentos;
  • calcular frete;
  • receber pagamentos de maneira segura;
  • realizar uma logística para entrega;
  • criar cupons de descontos e promoções;
  • manter um cadastro de seus clientes, e mais.

Ao compreender o que é WooCommerce é importante que você também considere sua responsividade para dispositivos móveis. Os sites criados a partir da plataforma são perfeitamente adaptados para “rodar” em smartphones e tablets, permitindo que seus clientes façam compras também por meio dos dispositivos mobile.

Este é um fator extremamente importante, afinal, as compras por meio de dispositivos mobile já representam 43% de todo o mercado de compra e venda online. 

O que é woocommerce

Benefícios do WooCommerce

Explicado o que é WooCommerce é hora de conhecer os principais benefícios da plataforma de e-commerce e como ela pode te ajudar a aumentar as vendas no e-commerce

Facilidade de instalação

Você não precisa ser um desenvolvedor, programador ou ter domínio sobre aspectos de TI para criar uma loja virtual no WooCommerce. 

Instalar o WooCommerce é tão simples quanto adicionar qualquer outro plugin do WordPress. O sistema está disponível para download no diretório de plugins do WordPress, que pode ser acessado diretamente na área administrativa.

Por meio do sistema que compõe o que é WooCommerce, você pode gerenciar diferentes aspectos da sua loja, também de maneira simples e eficaz. Entre as funcionalidades que podem ser gerenciadas, estão: 

  • adicionar categorias, tags e atributos – incluindo tamanho ou cor de cada produto;
  • mostrar avaliações de clientes em cada produto e sessão;
  • oferecer classificação e filtragem de produtos para que os clientes possam escolher seus itens por preço, popularidade, novidades, e mais; 
  • checkout em qualquer página; 
  • escolha a melhor forma de receber os pagamentos, você pode usar provedores populares como o PayPal, Pagseguro e Mercado Pago;
  • gerencie pedidos e mais. 

No vídeo abaixo, aprenda como integrar o WooCommerce com o Mercado Pago e usar o sistema de pagamento do Mercado Livre, dentro do seu e-commerce. 

Variedade de temas

Na área de temas do WooCommerce você pode  escolher a aparência da sua loja, mais uma vez, sem a necessidade de nenhum conhecimento técnico.

Segurança

O WooCommerce foi desenvolvido pela Automattic, uma empresa que investe alto em recursos para proteger sua loja, garantindo segurança para você e seus clientes em compras.

Ampla gama de extensões

Uma das grandes vantagens do WooCommerce são as suas extensões. 

As extensões do WooCommerce são plugins complementares que permitem que os proprietários de sites aumentem a funcionalidade de sua loja online. Entre as extensões do WooCommerce você encontra:

  • envio de e-mail automáticos para acompanhamento de carrinhos abandonados e de boas vindas a clientes recém cadastrados;
  • Integração do WooCommerce com o Google Analytics, permitindo relatórios mais avançados;
  • Integração com MailChimp para inscrever automaticamente os usuários em sua newsletter, ampliando sua base de contatos para a estratégia de e-mail marketing para e-commerce, entre milhares de outras opções.

É claro que o WooCommerce é apenas uma das ferramentas para e-commerce com grande qualidade, que você vai encontrar no mercado.  

Para conhecer novas opções, confira nosso post com uma análise completa entre Nuvem Shop ou Loja Integrada e aumente seu conhecimento sobre as opções disponíveis no mercado. 

Você também pode acessar o artigo; “Top 5 | Melhores plataformas de ecommerce: prós e contras”, e comparar outros sistemas para sua loja virtual. Cada uma possuiu um diferencial que pode se adaptar perfeitamente à sua necessidade. 

Gostou de aprender mais sobre o que é WooCommerce, os recursos que a plataforma oferece e como funciona?

Conheça também a Gyra+. Nossa empresa realiza financiamentos online para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.