Como conseguir crédito para minha empresa?: passo a passo

“Como conseguir crédito para minha empresa?”: nós te respondemos com dicas e um passo a passo!

Conseguir credito para empresa gyramais

Sabemos que créditos, ou empréstimos, são de suma importância para possibilitar a abertura de um negócio, dar sustentação ou até mesmo expandi-lo. 

Mas você deve estar se perguntando “como consigo crédito para a minha empresa?”. Fique tranquilo, nós iremos te ajudar!

Neste artigo, vamos compartilhar as melhores dicas para obter crédito de uma maneira responsável e consciente. Vamos lá?

Como conseguir crédito para minha empresa? Confira o passo a passo

Listamos abaixo o passo a passo das etapas mais importantes para você solicitar crédito para a sua empresa.

1. Planejamento

Antes de mais nada, é importante que haja um planejamento objetivo para saber qual será o valor do empréstimo e qual a sua finalidade. Com isso a tomada de decisão ficará mais clara e assertiva.

2. Busque a melhor instituição financeira

Pesquise bem as opções disponíveis, as taxas aplicáveis, condições, fatores de restrição, prazos e juros antes de fechar qualquer empréstimo. Desta maneira, você estará mais ciente dos valores que o empréstimo implicará em suas contas futuras.

Verifique também opções de linhas de crédito voltadas para a finalidade do empréstimo, como um financiamento para capital de giro, por exemplo.

3. Calcule o custo efetivo total

Além das taxas inicialmente cobradas pelas instituições financeiras, ainda podem ser aplicadas taxas de juros e administrativas. Portanto, busque sempre informações contendo o CET, ou o Custo Efetivo Total do crédito, e faça o seu planejamento utilizando esses valores como base.

4. Mantenha o seu plano de negócios atualizado

As instituições financeiras, como parte do processo de aprovação de crédito, muitas vezes exigem que o projeto seja apresentado. Por esta razão é importante que você esteja preparado para convencê-los de que seu projeto é viável e que conseguirá arcar com aquele endividamento.

Fique atento também ao seu CPF, já que suas finanças pessoas também serão avaliadas durante a aprovação do crédito.

5. Faça a solicitação de crédito 

Depois de selecionar a instituição financeira, baseado nas taxas cobradas e serviços oferecidos, faça a solicitação de crédito e entregue a documentação necessária — algumas têm processo totalmente online.

Depois é só aguardar o resultado!

Dicas: o que pode te ajudar a conseguir crédito para a sua empresa

Fique atento às dicas que valem a pena considerar antes de fechar a contratação do crédito, ou empréstimo:

1. Tome suas decisões com calma

Analise com cautela as propostas de empréstimo que irá receber. É importante que você calcule as taxas, simule os custos e planeje, de forma que conseguir crédito para sua empresa seja positivo para os seus objetivos.

2. Estude as condições de pagamento

Além de analisar as propostas feitas pelas instituições financeiras, através do seu planejamento, você deverá saber se conseguirá arcar com as parcelas do crédito — já que elas também deverão ser apresentadas detalhadamente. Logo, deverão ser avaliados os juros e custos para que o valor total de cada parcela possa ser estipulado e previsto.

3. Reavalie a necessidade do empréstimo

Todas as possibilidades já foram investigadas? O empréstimo é mesmo necessário? Outras alternativas as vezes podem ser interessantes para o seu negócio, como por exemplo, uma possível parceria para que a empresa seja ampliada.

4. Pense na solução do problema

No momento da negociação reavalie se este crédito que será levantado para a sua empresa vai solucionar o problema ou fazer você alcançar o objetivo que possui hoje.

Para que o processo todo funcione, os valores e interesses devem ser revisados constantemente.

5. Escolha a linha de crédito adequada 

Buscar linhas de crédito que se encaixem ao porte de sua empresa pode beneficiar o seu plano de negócios, já que algumas instituições buscam facilitar o acesso de empreendedores ao crédito.

Algumas das principais alternativas são:

  • Linhas de crédito do BNDES
  • Proger Urbano – Capital de Giro
  • Microcrédito Produtivo Orientado (Caixa Econômica Federal)

Dica bônus: considere a antecipação de recebíveis!

Vale a pena considerar a antecipação de recebíveis, em que você tem capital em curto prazo disponibilizado por juros e taxas mais baixos do que os cobrados nos empréstimos. 

Conheça mais sobre a antecipação de recebíveis no nosso artigo e certifique-se de que é uma opção válida para você.

Agora que você já sabe como conseguir crédito para a sua empresa, está pensando em investir na sua própria loja virtual ou ampliar as operações de uma loja já existente?

Consulte as condições de financiamentos da Gyra+ feitas especialmente para que empreendedores digitais possam ampliar o volume de suas vendas, e claro, o potencial do seu negócio.

E se você também busca financiamento de crédito para investir em melhorias e fazer sua loja crescer, consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.