O que é a antecipação de recebíveis? [Guia completo!]

O que é a antecipação de recebíveis? Saiba como funciona e como fazer a sua!

antecipar recebiveis gyramais

Você já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é a antecipação de recebíveis? Tem interesse em saber como funciona e em como a sua empresa pode fazer isso?

Para aumentar a capitalização de uma empresa — e, claro, para favorecer e facilitar a compra para os clientes — é muito comum que estas adotem formas de pagamento que não sejam à vista. Essas vendas podem ser através de pagamentos parcelados no cheque, boleto bancário, cartão de crédito ou, até, através de carnês de crédito.

Porém, muitas vezes é mais interessante para a empresa que esses valores sejam recebidos à vista, e essa prática — que é uma das formas de como captar recursos financeiros — tem sido oferecida por instituições financeiras como securitizadoras e factorings, em troca do pagamento de taxas. 

Para saber mais sobre a antecipação de recebíveis continue lendo o nosso artigo.

O que é a antecipação de recebíveis

Contas à receber, ou recebíveis, são os valores devidos a uma empresa que vêm de uma venda de produtos ou serviços efetuadas com pagamento à crédito.

Portanto, a antecipação de recebíveis é um método de antecipar o recebimento de ativos de uma empresa, ou seja, a empresa/empreendedor transforma em caixa no presente o valor que receberia no futuro.

Veja abaixo como como esse processo funciona.

Como funciona a antecipação de recebíveis

O funcionamento do processo de antecipação de recebíveis é muito simples: a empresa/empreendedor contrata os serviços de um instituição financeira, que por sua vez irá cobrar taxas pela prestação de serviço.

Essas instituições financeiras contratadas ficam responsáveis pelo recebimento das futuras parcelas negociadas com a empresa contratante.

As instituições financeiras prestadoras deste serviço podem ser securitizadoras, factorings ou bancos (mais adiante falamos mais sobre elas).

Como fazer a antecipação de recebíveis

Para fazer a antecipação de recebíveis, é importante analisar as taxas de juros (e outras taxas) cobradas pelas instituições financeiras. Portanto, confira quais as condições oferecidas por cada uma, para que possa escolher qual a mais vantajosa para você.

Muitas destas instituições fornecerão informações mais esclarecedoras no próprio site, então vale a pena verificar antes de contatá-los, mas não se esqueça, estes números podem ter variações de acordo com a análise de crédito da sua empresa.

A antecipação de recebíveis pode ser feita em três tipos de instituições financeiras:

  1. Bancos

Oferecem taxas competitivas, mas requerem uma verificação de crédito mais burocrática e lenta.

Veja abaixo um vídeo explicativo do canal do banco Bradesco no YouTube e saiba como funciona.

  1. FIDCs

As FIDCs são Fundos de investimentos em direitos creditórios. 

Possuem as menores taxas, são isentas de IOF e tem um processo rápido.

  1. Factorings

As factorings são atividades comerciais que prestam serviços através da compra de direitos de créditos, ou seja, administram créditos gerados por vendas a prazo.

Esta modalidade possui taxas mais altas, porém possui um processo menos burocrático.

Após a escolha, faça o cadastro de sua empresa no site da instituição financeira e aguarde a aprovação. Quando aprovado, é só vender os títulos e formalizar o acordo — esse processo também pode ser feito pessoalmente, principalmente em bancos onde o relacionamento com o gerente pode beneficiar e facilitar o negócio.

A antecipação de recebíveis pode demorar de 24h a 7 dias para entrar no caixa de sua empresa.

Taxas aplicáveis 

Como pode ver acima, existem diversas instituições que fazem a antecipação de recebíveis, portanto cada uma oferece uma proposta diferente (de taxas e prazos). 

É importante analisar as propostas como um todo, e não só baseado nas taxas, já que algumas instituições cobram percentual de antecipação, outras uma tarifa fixa por título antecipado, e algumas ainda podem ter taxas adicionais como IOF e de transações.

Como resultado, taxas que poderiam ser de 2% podem ultrapassar 15% com as demais taxas que podem ser adicionadas.

Quer ter uma ideia de quais são as taxas de crédito cobradas pelas instituições financeiras do país? Confira no site do Banco Central os relatórios mensais.

Vantagens e perigos da antecipação de recebíveis

Vantagens

  • É possível quitar débitos de curto prazo com o dinheiro recebido antecipadamente
  • Taxas de juros mais baratas do que as de empréstimos
  • Menor taxa de inadimplência — a própria instituição financeira será a responsável pelos mesmos
  • Capital mais rápido do que nos empréstimos
  • Diminua o endividamento do seu negócio e mantenha um bom nome para crédito
  • Riscos menores do que os de um empréstimo — não endivida a empresa, só cobra uma taxa de um valor que já estava previsto para ser recebido

Perigos

  • Você paga uma taxa para poder receber antecipadamente (é claro!)
  • Cuidado com as taxas de antecipação: elas devem ser mais baixas do que as outras linhas de crédito
  • Fique atento às taxas extras que podem ser incluídas sobre sua antecipação
  • Se um plano financeiro não for bem efetuado você pode acabar pagando taxas e não saber o que fazer com o capital que foi adiantado
  • Falta de acompanhamento do fluxo de caixa pode causar dificuldades na administração do negócio

Gostou de saber mais sobre o que é a antecipação de recebíveis? Acha que a prática poderia ajudar o seu negócio? Quer investir na sua própria loja virtual ou ampliar as operações de uma loja já existente?

Consulte as condições de financiamentos da Gyra+ feitas especialmente para que empreendedores digitais possam ampliar o volume de suas vendas, e claro, o potencial do seu negócio.

E se você também busca financiamento de crédito para investir em melhorias e fazer sua loja crescer, consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.