[GUIA] O que é empréstimo empresarial e quando contratar?

O que é empréstimo empresarial? Quando solicitar e os tipos mais comuns

O que é empréstimo empresarial

A trajetória de um empreendedor é cheia de desafios. Entre eles, a capacidade de manter a saúde financeira e realizar investimentos, é, com certeza, uma das maiores dificuldades do dia a dia do empresário e sua equipe. Por isso, é tão importante entender o que é empréstimo empresarial e identificar quando ele será benéfico para seu negócio.

Existem várias maneiras de financiar sua organização, como empréstimos bancários, investidores anjos, antecipação de recebíveis e mais.

O empréstimo empresarial pode ser útil (e em alguns casos, vital) seja, no início da empresa, quando você está construindo as bases da organização. Ou, no decorrer dos anos, quando investimentos são necessários para:

Ao entender o que é empréstimo empresarial, você poderá recorrer a uma modalidade que atenda às suas necessidades e que se encaixe em seu bolso, sem comprometer seu fluxo de caixa.

Então, quando fazer um empréstimo empresarial? Algumas situações podem indicar que é o momento certo para essa decisão, entre elas a necessidade de:

  • Compra no atacado, para redução do preço de compra e venda
  • Melhoria de processos
  • Expansão da infraestrutura e equipe
  • Necessidade de alcançar mais clientes

O que é empréstimo empresarial?

82% dos negócios que são encerrados, acabam devido a problemas de fluxo de caixa. Pensar na possibilidade de realizar um empréstimo empresarial, pode ser a solução para manter seu negócio ativo e dar a força que ele precisava para crescer.

O empréstimo empresarial é um tipo de financiamento ao qual você pode recorrer para atender às necessidades do seu negócio em crescimento.

Se você precisar de financiamento para expandir seus negócios existentes, comprar máquinas, investir em estoque, aumentar a produção, etc, o empréstimo empresarial poderá atender as suas carências.

No empréstimo empresarial, assim como em outros tipos de empréstimos, sua empresa solicita um capital a uma instituição financeira (veremos a seguir que existem várias opções, além dos bancos tradicionais).

A partir, de algumas análises e garantias de pagamento, o valor é liberado e deve ser quitado, com juros, multas e outros encargos, que formam o custo efetivo total do empréstimo.

Atualmente, a forma preferida de pagamento é o abatimento do valor total, em parcelas durante um período pré-acordado de tempo.

A verdade é que essa é uma explicação rápida e genérica sobre o que é empréstimo empresarial. O mercado de empréstimos para pequenas empresas está em constante evolução.

Conforme a tecnologia avança e a regulamentação muda, criam-se muitos tipos de financiamentos de empresas. Cada um com sua peculiaridade.

Tipos de empréstimos empresariais: 5 opções para seu negócio

Como citamos anteriormente, ao buscar entender; o que é empréstimo empresarial e quais são as opções que a sua empresa tem acesso, existem uma infinidade de alternativas. Entre elas, empréstimos com financeiras e cheque especial (cuidado com esse!).

Entretanto, 5 modalidades se destacam no cenário de busca por capital:

Investidores Anjos

É muito comum em startups, mas não é exclusivo desse modelo de negócio.

Neste caso, os investidores são empresários já estabilizados no mercado, que “emprestam” dinheiro às empresas em desenvolvimento, esperando por um retorno futuro.

O financiamento é como um investimento do grande empresário, em um negócio em ascensão.

Antecipação de recebíveis

Sabe quando você dá um prazo no boleto para o seu cliente pagar seu produto ou serviço?

Na antecipação de recebíveis, você vai até uma factoring ou financeira, e solicita o adiantamento desse valor. Ou seja, você não estará criando uma dívida, você apenas estará adiantando um recebimento, usando um dinheiro que já é seu.

A taxa de juros gira em torno de 3 a 12% a.m.

Leia mais em: Como funciona antecipação de recebíveis: quando solicitar?

Crowndfunding

O crowndfunding, ou financiamento coletivo, é uma prática que usa a Internet para angariar fundos.

A empresa que deseja o empréstimo, cria um perfil em uma plataforma que oferece esse tipo de serviço, indica qual valor é seu objetivo e em qual prazo precisa do dinheiro.

A ideia é divulgada e qualquer pessoa pode contribuir com variados valores.

É interessante que a empresa ofereça um “presente” a quem contribuir com a ideia, como, por exemplo, um teste gratuito quando o serviço for lançado.

Empréstimos Bancários

É o empréstimo empresarial mais comum, entretanto, pode apresentar taxas e juros mais altos do que as outras opções.

Linhas de crédito online

O empréstimo online é seguro, rápido e democrático.

O conceito base das linhas de crédito online é emprestar o dinheiro solicitado, enquanto você realiza o pagamento por meio de mensalidades.

A tecnologia também propõe uma taxa mais baixa de juros do que as praticadas por instituições financeiras tradicionais.

Para que você aprofunde seu conhecimento, sobre os tipos de empréstimos possíveis para a sua empresa, sugerimos que leia o artigo, “Tipos de financiamento para empresas: 5 opções para seu negócio”.

Agora que você já sabe o que é empréstimo empresarial e quais são as modalidades mais interessantes para empresas de diversos setores, que tal conhecer a GYRA+? Somos uma solução rápida e segura para o seu negócio.

Na Gyra+ existe uma forma simples para você obter crédito:

  • Esqueça longas esperas, filas, gerentes e portas giratórias: o dinheiro cai na sua conta em até 72 horas.
  • Transparência: você sabe exatamente o quanto e quando vai pagar. Os pagamentos são dividido em 3 a 12 parcelas mensais iguais.
  • Economize: temos as melhores taxas personalizadas – entre 2,00% e 5,50% ao mês – e adequadas ao seu negócio, para fazer você crescer.

A avaliação é feita de forma segura e sigilosa. Não é necessário demonstrativos financeiros, é só fazer o login através de sua conta de online do Mercado Livre, Skyhub e Bling que já temos informações para fazer a análise.

Faça uma avaliação no simulador de empréstimo empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.