Tipos de financiamento para empresas: 5 opções e quando usar

Tipos de financiamento para empresas: 5 opções para seu negócio

Tipos de financiamento para empresas

Quando temos um negócio, sempre chega o momento em que percebemos que é necessário investir mais para poder continuar crescendo. Como conseguir capital de giro?  Como investir na ampliação da equipe e do estoque? Existe uma maneira de conseguir dinheiro para ampliar meu mercado ou inserir novos produtos em meu portfólio? A necessidade de crédito é uma realidade para pequenos e médios empresários. Para atender a essa demanda, existem diferentes tipos de financiamento para empresas.

Ainda em dúvida se é a hora de solicitar um investimento externo? O artigo, “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa” te ajuda a responder suas questões.

Cada tipo de financiamento para empresas é projetado para uma necessidade comercial diferente. Você pode estar querendo comprar equipamentos, imóveis, estoque, ou apenas precisa de algum capital de giro rápido.

Neste guia, detalhamos os diferentes tipos de financiamento para empresas. O objetivo é te ajudar a identificar opções e analisar qual é a melhor para a sua realidade.

5 tipos de financiamento para empresas de pequeno e médio porte

1. Investidores Anjos

Os investidores anjos são, em geral, empresários experientes, que colocam seu próprio dinheiro em empresas em estágio inicial, esperando por um retorno futuro.

Esses investidores passam a ter uma parte minoritária do negócio em que investiram, e contribuem não apenas com o investimento financeiro, mas também atuam como mentores, em alguns casos.

O objetivo é apoiar, com sua experiência e seu capital, o desenvolvimento e consolidação, das empresas iniciantes, que possuem alto potencial de crescimento.

Os investidores anjos apostam no sucesso desses novos negócios.

Esse tipo de financiamento para empresas é positivo também, pois, não sobrecarrega o fluxo de caixa, com o pagamento de mensalidades de empréstimos.

2. Antecipação de recebíveis

Entre os tipos de financiamento para empresas, a antecipação de recebíveis, é a mais recomendada em grande parte dos casos.

Isso porque, com a antecipação, você não estará pegando dinheiro emprestado, criando uma dívida, você apenas estará adiantando um recebimento, usando um dinheiro que já é seu.

Por exemplo, você fez uma venda no cartão de crédito, deu 30 dias no boleto para seu cliente ou aceitou um cheque para daqui a 90 dias. Você não precisará esperar esse tempo todo para receber o dinheiro. Você vai até uma securitizadora ou factoring e antecipa esse valor. Quando o cliente realmente pagar, quem receberá será a empresa que adiantou o dinheiro para você.

É claro que, existe uma taxa de juros a ser paga à securitizadora ou factoring, que, em geral, gira em torno de 3 a 12% a.m.

Outro benefício é a rapidez com que uma antecipação de crédito pode ser realizada. Após a negociação com a instituição financeira, você receberá o dinheiro quase que imediatamente.

Se interessou e quer mais informações sobre esse tipo de financiamento para empresas? Sugerimos que acesse o conteúdo; “Como funciona antecipação de recebíveis: quando solicitar?

3. Crowndfunding

O crowdfunding é uma fantástica fonte alternativa de financiamento para empresas que não podem, ou não querem, se qualificar para opções tradicionais de financiamento, como empréstimos bancários.

Trata-se de uma prática que usa a Internet para angariar fundos para novos negócios ou para negócios que desejam se expandir.

Nesse tipo de financiamento para empresas, o solicitante do empréstimo acessa uma plataforma que oferece esse tipo de possibilidade, cria uma conta e apresenta sua ideia, explica a missão de sua organização, quem você atende e o projeto para o qual você está solicitando fundos. Você também indica qual valor é seu objetivo de arrecadação e o prazo.

Caso aprovada, a ideia é divulgada e quem quiser pode contribuir com variadas quantias.

Quando você atingir o valor definido, receberá o dinheiro, pagando uma taxa para a plataforma. Para muitas plataformas de crowdfunding, se você não atingir seu objetivo, você não receberá seus fundos.

Depois de receber os fundos, você pode colocá-los em uso!

4. Empréstimos Bancários

Um dos tipos de financiamento para empresas mais conhecidos, é a solicitação de empréstimo aos bancos.

Mesmo sendo a primeira opção de muitos empresários, recorrer ao empréstimo bancário pode ter taxas e juros mais altos do que as demais opções oferecidas.

É preciso que você fique atento ao custo efetivo total (CET) da transação para saber realmente o quanto você estará pagando ao final do parcelamento.

  • Faça um planejamento financeiro
  • Defina os valores necessários para solicitar o empréstimo
  • Planeje o valor teto da parcela do pagamento
  • Faça uma pesquisa entre os bancos para comparar taxas, juros, multas e o CET do empréstimo

5. Linhas de crédito online

Capital rápido e flexível. Essas são as principais vantagens desse tipo de financiamento para empresas.

O conceito base das linhas de crédito online é emprestar o dinheiro todo solicitado, enquanto você realiza o pagamento por meio de mensalidades, com valores previamente estabelecidos e com as taxas desse empréstimo, embutidas.

As linhas de crédito online podem ser extremamente benéficas para proprietários de pequenas e médias empresas, que desejam o capital para:

  • Obter uma reserva monetária
  • Fazer investimento em estoque
  • Ampliar o capital de giro
  • Expandir seus negócios
  • Sanar despesas inesperadas ou emergências.

A tecnologia também permite a democratização do crédito e propõe o estabelecimento de uma taxa mais baixa do que as praticadas por instituições financeiras tradicionais.

Não conhece ou tem medo de fazer transações digitais? Sugerimos que leia o material; “Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um”.

O sistema de financiamento online da GYRA+ é 100% seguro e está inserido nessa realidade moderna e empreendedora. A plataforma fornece capital de giro para empresas investirem em seus negócios.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação para empréstimo capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.