Prazo médio de renovação de estoque: fórmula e relevância

Prazo médio de renovação de estoque: fórmula e relevância para sua empresa

Prazo medio de renovação de estoque (1)

A fórmula para calcular o prazo médio de renovação de estoque, ou de rotatividade de estoque, é uma proporção que mede o número de vezes que o estoque é vendido ou consumido em um determinado período de tempo.

Também conhecida como giro de estoque, a fórmula é calculada dividindo-se o custo de mercadorias vendidas (CPV) pelo estoque médio.

Fórmula de prazo médio de renovação de estoque

Entender e medir o prazo médio de renovação de estoque é extremamente importante porque a rotatividade total depende de dois componentes fundamentais do desempenho de sua empresa.

O primeiro é a compra de mercadorias. Se grandes quantidades de estoque forem compradas durante o ano, sua empresa terá que vender quantidades maiores desses produtos para melhorar seu faturamento. Se você não conseguir vender essas mercadorias, terá maiores custos de armazenamento e outros custos de manutenção. Além de ter retido parte de seu capital de giro em forma de produtos que não vendem.

Leia também: O papel e a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa

O segundo componente é vendas. As vendas precisam coincidir com as compras de estoque, caso contrário, o inventário não será ativado de maneira eficaz. É por isso que os departamentos de compras e vendas devem estar em sintonia um com o outro.

Então, como você calcula sua taxa de rotatividade de estoque em toda a empresa e, consequentemente, mede o prazo médio de renovação de estoque?

  • Determine o custo total das mercadorias vendidas da sua demonstração de resultados anual;
  • Usando o mesmo período de tempo, adicione o inventário inicial ao inventário final;
  • Divida essa soma pela metade para calcular seu estoque médio;
  • Em seguida, divida o custo total das mercadorias vendidas pelo estoque médio.

Observe que o estoque médio é usado porque a mercadoria flutua muito ao longo do ano.

Agora, vamos levar a taxa de rotatividade um passo adiante.

Depois de obter a taxa de renovação, calcular o número de dias necessários para liberar seu inventário leva apenas alguns segundos. Como há 365 dias em um ano, simplesmente divida 365 pela sua taxa de rotatividade.

O resultado é o número médio de dias necessários para vender o estoque.

Cálculo do prazo médio de renovação de estoque:

[Período de rotatividade de estoque = 365 / Índice de rotatividade de estoque]

Como exemplo, digamos que você gastou R$ 137.457 em 15.273 unidades de estoque médio nos últimos 12 meses.

[Taxa de rotatividade de estoque = custo do estoque / (estoque inicial do período + estoque final /2)]

ou

[Taxa de rotatividade de estoque = custo do estoque / estoque médio]

ou

[Taxa de rotatividade de estoque = R$ 137.457 / 15.273 = 9]

ou

[Período de rotatividade de estoque = 365/9 = 40,5]

Assim, uma taxa de rotatividade de 9 torna-se 40,5 dias – sua empresa vende seu estoque, através de suas ações, aproximadamente a cada mês e meio.

Então, o que esse calculo do prazo médio de renovação de estoque, te diz?

Avalie seu volume de negócios

A rotatividade de estoque, ou prazo médio de renovação de estoque de uma empresa, varia muito de acordo com o setor.

Em suma, as indústrias de margem baixa tendem a ter de giro de estoques mais altos do que as indústrias de margem alta, porque as indústrias de margem baixa devem compensar os lucros por unidade, mais baixos com maior volume de vendas unitárias.

Além disso, é importante entender que o momento das compras de estoque – especialmente aquelas feitas na preparação para promoções especiais ou lançamentos de novos produtos – pode de repente e de alguma forma alterar artificialmente a proporção e o valor do prazo médio de renovação de estoque.

Rotatividade para medir o desempenho

O giro de estoque pode ser usado para medir a eficiência geral de um negócio. Em geral, maior rotatividade de estoque indica melhor desempenho e menor rotatividade, ineficiência.

Isso ocorre porque uma alta oscilação mostra que você não está gastando demais comprando demais e desperdiçando recursos em custos de armazenamento. Também mostra que você está efetivamente vendendo o inventário que comprou e reabastecendo dinheiro rapidamente, com baixo prazo médio de renovação de estoque.

Alternativamente, uma baixa taxa de rotatividade de estoque pode ser causada por excesso de estoque ou ineficiências na linha de produtos ou esforço de vendas e marketing.

Normalmente, é um mau sinal porque os produtos tendem a deteriorar-se enquanto esperam em um depósito. Além disso, um prazo médio de renovação de estoque alto vincula o caixa de uma empresa e torna você vulnerável a quedas nos preços de mercado.

Mas há nuances e exceções para esses princípios gerais. Uma taxa de rotatividade excepcionalmente alta pode apontar para vendas fortes ou compras ineficazes, levando a uma perda nos negócios, já que o estoque é muito baixo. Isso pode resultar em falta de estoque e, eventualmente, em vendas menores.

É importante então que além de saber calcular o prazo médio de renovação de estoque você também saiba como fazer um bom controle de estoque.

Aumentar a lucratividade

Naturalmente, um item cujo estoque é vendido uma vez por ano tem um custo de manutenção maior do que aquele que vira com mais frequência.

O aumento do giro de estoque, ou um prazo médio de renovação de estoque curto, impulsiona a lucratividade por três razões:

  1. Giros de estoque mais rápidos reduzem os custos de manutenção: por exemplo, aluguel, serviços públicos, seguro, roubo e outros custos de manutenção de um produto a ser vendido.
  2. Custos de manutenção reduzidos aumentam o lucro líquido e a lucratividade, desde que a receita de venda do item permaneça constante.
  3. Inventário que vira rapidamente também aumenta sua capacidade de resposta às demandas dos clientes. Esta é uma grande preocupação em moda e tecnologia.

Agora que você sabe como calcular o prazo médio de renovação de estoque, é importante que comece a realizar um controle de estoque efetivo e estratégico, que ajude seu negócio a faturar e lucrar mais.

Talvez, você note que para sua empresa crescer ela precisará de um maior capital de giro para investir em mais estoque. Talvez seja a hora de buscar formas de como captar recursos para financeiros para empresa.

Se este é o seu caso, sugerimos que conheça como funciona o sistema de financiamento online da Gyra+.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação de empréstimo de capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio.