TUDO sobre controle de estoque: como fazer, ferramentas e +

Tudo sobre controle de estoque

gyra-controle-estoque

Chegou o seu momento de investir todo seu talento empreendedor em um negócio próprio. E sem tem um tópico que vai te dar uma visão global do seu negócio é o estoque. Saber tudo sobre controle de estoque, acredite, vai ajudá-lo bastante na administração da sua loja virtual.

Fazer um bom controle de estoque é uma atividade que ajuda a organizar vários outros aspectos do negócio como vendas, preços, marketing e etc.

Para ficar expert nessa tarefa, continue lendo e aprenda tudo sobre controle de estoque!

GUIA: Tudo sobre controle de estoque

1) O que é controle de estoque?

O controle de estoque refere-se ao processo de gerenciar efetivamente produtos de estoque, peças ou itens consumíveis. 

Fazer esse controle ajuda a otimizar as operações de estoque, depósito e pequenos armazéns, além de fornecer visibilidade sobre a quantidade de cada item para que você saiba o que tem, quanto tem e quando pedir mais.

Processos sólidos de controle de estoque permitem que o gerente:

  • Reduza o tempo gasto procurando itens no depósito;
  • Evite situações de excesso ou falta de estoque;
  • Monitore o consumo de itens – o que vende rápido e o que vende devagar;
  • Cresça o negócio e evite retrocesso.

A falha no gerenciamento adequado do estoque pode resultar em pouca visibilidade, além de desperdício de tempo e dinheiro.

Confira no vídeo abaixo mais sobre a função do controle de estoque e porque ele é tão estratégico:

2) Importância do controle de estoque

Para qualquer empresa com um modelo de negócio baseado na venda de bens e produtos, o valor do estoque não pode ser subestimado. É por isso que as técnicas de controle de estoque beneficiam sua eficiência e longevidade operacional.

Sem uma abordagem inteligente de controle de estoque, pequenas, médias e até as grandes empresas vão enfrentar uma série de desafios, incluindo custos de expansão, perda de lucros, mau atendimento ao cliente e até falhas definitivas.

Da perspectiva do produto, a importância do controle de estoque está na compreensão do tipo de estoque que você tem em mãos, onde ele no seu armazém(s) e como ele entra e sai.

A visibilidade clara de como acontece o giro de estoque ajuda você a:

  • Reduzir custos;
  • Otimizar o atendimento;
  • Fornecer um melhor serviço ao cliente;
  • Evitar a perda por roubo, deterioração e devoluções.

Em um contexto mais amplo, o controle de estoque também fornece informações sobre sua capacidade financeira, comportamentos e preferências do cliente, oportunidades de produtos e negócios, tendências futuras e muito mais.

3) Como fazer controle de estoque

Manter o controle de seu estoque para que você possa manter uma menor quantidade ou, no melhor dos cenários, ter a quantidade ideal, facilita a organização, reduz os custos de manutenção, melhora o fluxo de caixa e abre mais espaço em seu depósito. 

Quando se trata de procedimentos de controle de estoque, menos é definitivamente mais.

Para isso, duas fórmulas se destacam:

a) Lote Econômico de Compras (LEC)

O LEC é o estoque ideal que você deve adquirir para minimizar os custos de pedido e manutenção. Você precisará conhecer seus custos fixos anuais (D), a demanda em unidades (K) e os custos de transporte por unidade (H) para calculá-lo.

LEC = raiz quadrada de (2 x D x K ÷ H)

b) Ponto de reabastecimento (PR)

O ponto de reabastecimento determina o momento certo para solicitar mais material/produto. 

Calculá-lo significa somar sua demanda de lead time em dias (o tempo que dura seu estoque) e o estoque de segurança em dias:

PR = demanda de lead time em dias + estoque de segurança em dias.

Depois de definir os níveis ideais de estoque, verifique se o seu estoque não fica muito baixo, acompanhando os movimentos das mercadorias e os pedidos à medida que eles acontecem.

Qualquer sistema de controle de estoque deve combinar pontos de reabastecimento e LEC com alertas de pouco estoque com envio de notificações automaticamente.

Leia mais sobre prazo médio de renovação de estoque, a fórmula para cálculo e a relevância de acompanhar essa métrica.

c) Controle organizacional

Pode parecer um conceito simples, mas realmente faz a diferença ter seu estoque meticulosamente organizado. Isso inclui rotular seu estoque com códigos SKUs (stock keeping unit, que significa unidade de manutenção de estoque) que são facilmente compreensíveis e simples de ler. 

Comece com uma avaliação inicial e, em seguida, use as técnicas corretas de controle de estoque para acompanhar movimentos e níveis.

d) Controle de qualidade

O controle de qualidade é outra parte essencial do controle de estoque. Escolha um fornecedor que tenha os mesmos padrões de qualidade que você e teste muitas amostras antes de desenvolver um relacionamento de longo prazo. 

Depois de ter seus fornecedores, o rastreamento de lotes garante que seu estoque atenda consistentemente aos seus mais altos padrões de qualidade.

Aprenda mais cinco dicas de como ter um controle de estoque eficiente no vídeo abaixo:

4) Ferramentas para controle de estoque

Existem algumas ferramentas para fazer controle de estoque bastante úteis. A que vai se ajustar melhor ao seu negócio, depende de como funciona sua operação. Conheça algumas formas: 

a) Dropshipping

Essa técnica de controle de estoque elimina completamente o custo de manter o estoque. É muito utilizada por donos de e-commerces.

Quando você tem um contrato de dropshipping, pode transferir diretamente os pedidos dos clientes e os detalhes da remessa para o fabricante ou atacadista, que envia as mercadorias.

Dessa forma, o estoque nunca deixa o depósito do seu fornecedor e você gerencia a quantidade de produtos que tem para vender, fazendo a ponte com o fornecedor.

b) Just in Time (JIT)

O controle de estoque Just In Time (JIT) reduz o volume de estoque que uma empresa mantém disponível. É considerada uma técnica arriscada porque você só compra o estoque alguns dias antes de ser necessário para distribuição ou venda.

O JIT ajuda as empresas a economizar nos custos de manutenção de estoque, mantendo os níveis de estoque baixos  e elimina situações em que a matéria-prima fica nas prateleiras por meses a fio.

No entanto, também exige que as empresas sejam altamente ágeis, com a capacidade de lidar com um ciclo de produção muito mais curto.

c) Contagem cíclica

A contagem por ciclo envolve contar uma pequena quantidade de estoque em um dia específico, sem ter que fazer uma avaliação manual completa. 

É um tipo de amostragem que permite ver com que precisão seus registros de estoque correspondem ao que você realmente tem em estoque.

Esse método é uma parte comum das práticas de gerenciamento de estoque de muitas empresas, pois ajuda a garantir que os clientes possam obter o que desejam, quando quiserem, mantendo os custos de manutenção de estoque o mais baixo possível.

Conheça outras ferramentas de controle de estoque que você pode usar no seu negócio para facilitar o gerenciamento. 

Controle de estoque e investimento

Acompanhar os indicadores de controle de estoque fornece uma visão clara de quando e quanto você precisa investir para manter as operações do seu negócio em andamento, sem interrupções.

Esse planejamento financeiro é fundamental para qualquer negócio que deseja encontrar formas seguras de obter capital para investir 

Conheça as condições de financiamentos online que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.