Empréstimo online é seguro? Aprenda quais cuidados tomar

Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um

emprestimo-online-e-seguro

Se você administra uma pequena empresa, a capacidade de avaliar as opções de financiamento comercial ou de negócios é essencial. Mas será que empréstimo online é seguro?

Em algum momento, sua empresa provavelmente chegará a um momento crítico em que precisará de uma infusão de caixa – seja para ajudar a cobrir as operações durante um período limitado ou para financiar uma iniciativa de crescimento para levar sua empresa ao próximo nível.

Quando pedir dinheiro emprestado é a única escolha, as startups e os novos negócios, infelizmente, têm historicamente ficado com poucas opções.

Graças ao advento dos empréstimos online, as pequenas empresas de hoje têm uma alternativa para pedir dinheiro emprestado que seja conveniente e rápida.

No entanto, antes de fazer negócios com um financiador online, é importante verificar se o credor é legítimo e se a identidade da sua empresa estará em boas mãos. Estes são os primeiros passos para se assegurar de que seu empréstimo online é seguro.

O roubo de identidade custa milhões de reais às vítimas a cada ano e donos de empresas sem dinheiro tornaram-se alvos importantes de ladrões cibernéticos e fraudadores.

A boa notícia, no entanto, é que o avanço da tecnologia financeira tornou os empréstimos online mais seguros.

Aqui estão alguns fatos básicos que você precisa aprender sobre empréstimos online para que você saiba quais os credores são legítimos.

Como identificar golpistas e fraudadores

O número de golpes direcionados ao dinheiro ou às identidades dos proprietários de empresas aumentou significativamente nos últimos anos.

Na maioria dos casos, um golpe encontrará a vítima proprietária de uma empresa por meio de um e-mail ou texto não solicitado ou um anúncio de malware que aparece em uma página da web.

A melhor defesa contra qualquer tipo de golpe é aplicar o teste “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é”. Afinal, o indicador se o empréstimo online é seguro será a legitimidade do site e não se ele te dá todas as vantagens de “mão beijada”.

Além disso, estar ciente das diferentes maneiras como os ladrões e fraudadores cibernéticos operam os torna mais fáceis de detectar. Estas são algumas das bandeiras vermelhas mais comuns que os proprietários de empresas podem encontrar:

Taxas iniciais

Corretores de empréstimo trabalham para combinar os donos de empresas com os credores que melhor atendem às suas necessidades. Para isso, são pagos fees mensais ou comissões pelos credores.

Se você for abordado por um corretor de empréstimo, seja online ou por telefone, que te pedir:

  • uma taxa inicial como taxa de registro ou de verificação de crédito;
  • um adiantamento ou qualquer outro pré-requisito financeiro, vá embora.

Este não é um corretor de empréstimo legítimo. Os credores podem cobrar uma taxa de empréstimo, mas isso somente depois que o empréstimo é aprovado.

Nenhum endereço físico

Mesmo que você lide com os credores online, os credores legítimos têm endereços físicos.

Antes de se envolver em qualquer conversa com um representante do credor, vasculhe o site em busca de informações sobre a empresa, incluindo seu endereço físico, seu histórico e sua equipe de liderança.

Sempre verifique se o endereço é legítimo porque muitos golpistas de empréstimos online operam fora do Brasil. Nunca aceite um CEP externo como um endereço legítimo.

Empréstimos para adiantamento de dinheiro

Alguns proprietários de empresas podem ficar tentados com ofertas de R$ 2.500 depositadas em suas contas dentro de 24 horas – sem solicitação, sem verificação de crédito e sem espera – porque sabem que podem pagar a quantia em um curto período de tempo.

Mas não são as taxas ou tarifas mais altas que eles pagam que devem ser sua principal preocupação. É o fato de que muitas operadoras de adiantamento em dinheiro pertencem a uma rede nacional ou mundial de credores.

Depois que você fornecer suas informações pessoais para uma, ela provavelmente se espalhará pela rede e não haverá garantia de que não será vendida para outros tipos de predadores.

Características de um financiador online legítimo

Se você está considerando uma oferta de um credor online, há várias coisas, além de um endereço físico, que você deve procurar antes de fornecer qualquer informação pessoal ou profissional.

A boa notícia é que o desenvolvimento da tecnologia financeira tornou mais fácil para os credores legítimos protegerem suas informações. E para os proprietários de empresas identificarem os emprestadores online legítimos, garantindo que o empréstimo online é seguro.

Para identificar se o empréstimo online é seguro, confira se o credor em potencial tem as seguintes características em seu site:

Criptografia forte e protocolos de segurança

Os sites de empréstimo online legítimos usam a criptografia de nível mais alto para proteger suas informações nos dois extremos da transação, juntamente com o protocolo TLS (Transport Layer Security) para garantir que sejam enviados com segurança.

Em qualquer site que você pretenda fornecer informações confidenciais, verifique se o URL na caixa de endereço começa com “https”, não apenas “http”. O “s” significa que é um site seguro.

Você também pode garantir que um site tenha sido certificado como seguro, procurando por um certificado de segurança de uma empresa como a Verisign.

Verificação de antecedentes do site

Você pode realizar uma verificação de antecedentes de um site pesquisando o banco de dados “WHOIS” em NetworkSolutions.com. Lá você pode descobrir quando o site foi lançado e quem é o proprietário. Se o site é relativamente novo, pode ser uma bandeira vermelha, exigindo mais pesquisas.

Confira as reclamações

Em seu mecanismo de pesquisa, digite a palavra “reclamações” ao lado do nome da empresa.

As empresas com poucas reclamações podem não ser um problema, mas se as reclamações superam em muito os comentários positivos, é uma grande bandeira vermelha.

Verificar o site Reclame Aqui, Proteste ou Consumidor.gov ​​também podem revelar um padrão de reclamações. Se a empresa não tiver um bom perfil na resolução de problemas, provavelmente você deve seguir em frente.

Credores de plataforma

Os credores de plataforma são um tipo relativamente novo de credor online e são pioneiros para os donos de empresas obterem empréstimos online.

Em vez de avaliar um negócio apenas por sua pontuação de crédito, os emprestadores de plataforma tendem a usar métodos mais inovadores, flexíveis e orientados por dados para avaliar a qualidade de crédito, como observar a atividade de mídia social da empresa e as receitas de vendas online.

Eles também exigem que os proprietários de empresas forneçam uma prova válida de que suas empresas são legítimas e merecedoras de crédito. Mesmo que uma empresa seja nova e não tenha histórico de crédito, os emprestadores de plataforma podem emitir empréstimos, mesmo quando os bancos tradicionais não.

Ao contrário dos adiantamentos em dinheiro, os emprestadores de plataforma geralmente cobram juros e taxas que são mais acessíveis, potencialmente mais do que um cartão de crédito.

Embora os encargos dependam do pedido de empréstimo e da situação financeira específica, os emprestadores de plataforma muitas vezes são capazes de preencher a lacuna para muitos donos de empresas que precisam de empréstimos, mas não conseguem encontrar um acordo adequado com base no modelo tradicional de empréstimos para pequenas empresas.

Você pode encontrar emprestadores de plataforma online, mas antes de escolher um, certifique-se de fazer sua pesquisa e pesar as várias vantagens de diferentes credores e ofertas de empréstimo.

Leia também: Quando fazer um empréstimo? 4 situações em que vale a pena.

Afinal, empréstimo online é seguro?

Sim!

Os donos de empresas que procuram um empréstimo online precisam fazer a devida diligência antes de fornecer qualquer informação pessoal.

A boa notícia para as pequenas empresas é que o crescimento dos empréstimos online oferece uma fonte de dinheiro quando é mais necessário e há um número de credores online legítimos e respeitáveis ​​para escolher.

A má notícia é que os credores inescrupulosos e os golpistas estão se tornando mais implacáveis ​​em seus esforços para tirar proveito dos proprietários de negócios vulneráveis ​​e sem dinheiro, que não conhecem suas opções.

Felizmente, a tecnologia financeira tornou mais fácil para os empresários avaliarem como os credores são legítimos – e para os credores determinar rapidamente a credibilidade das empresas.

Então, sim, empréstimo online é seguro. Basta fazer todo o processo com cuidado e atenção. Da pesquisa à escolha, passando pelo envio de documentos certifique-se da segurança e credibilidade do seu emprestador.

Gostou das nossas dicas de como saber se empréstimo online é seguro? Já teve alguma experiência com financiamento online? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Existe uma forma melhor de financiar a sua empresa! Tenha acesso a uma linha de capital de giro de maneira fácil, descomplicada e segura.

Conheça o sistema de financiamento online da GYRA+ que fornece capital de giro para empresas investirem em seus negócios. 

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação para empréstimo capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Gostou do Conteúdo?

Receba em seu email conteúdos especialmente feitos para inscritos em nosso newsletter!