Gerenciamento financeiro: quais as vantagens para sua empresa

Gerenciamento financeiro: quais as vantagens para sua empresa

gerenciamento-financeiro

O gerenciamento financeiro é com certeza a gestão mais importante de um negócio, afinal, o funcionamento de qualquer empresa depende enormemente dos recursos financeiros que ela dispõe em caixa para investimento em estratégias ou mesmo, renovação de estoque.

Como deve ser óbvio para qualquer empresário, uma gestão financeira bem feita é o que pode garantir o sucesso da sua empresa ou o seu fracasso. Por isso, além das outras áreas, como gestão de pessoas, controle de estoque, marketing, controle de fluxo de caixa, o gerenciamento financeiro deve ter dedicação especial, afinal é dele que virão os recursos necessários para o bom funcionamento de todas as outras áreas da empresa.

Apesar da importância que o gerenciamento financeiro tem para a saúde de um negócio, muitas vezes a sua gestão e análise ficam relegadas a simples planilhas de Excel. Não que a técnica seja ruim, muito pelo contrário! A gestão através de planilhas ou tabelas pode ajudar, e muito, o empresário.

O problema é que gerir áreas importantes do negócio por meio de um sistema tão simples pode ser perigoso, uma vez que uma planilha não tem todos os recursos necessários para fazer a gestão completa de uma área.

Além disso, o processo de inserir ou remover dados de uma planilha pode ser trabalhoso e, dependendo do tamanho da empresa, pode não representar um bom custo X benefício, pela quantidade de tempo necessária para esses processos.

Já que citamos o tamanho da empresa, vale lembrar, também, que devido à simplicidade de uma planilha, só será possível gerir um negócio pequeno por meio dela.

Negócios maiores, mais abrangentes, lucrativos e com mais clientes, com certeza precisam de um sistema de gerenciamento mais robusto, seja pela facilidade, seja pela segurança ou mesmo pelas demais vantagens e funções que um sistema de gestão financeira pode ter.

O que é gerenciamento financeiro

Gerenciamento financeiro é a soma de processos que analisa, automatiza e controla todas as movimentações financeiras de uma empresa.

O que a princípio pode parecer complexo, devido a variedade de fatores envolvidos, na verdade é muito simples quando levamos em conta que hoje em dia existem sistemas que fazem isso automaticamente, integrando todos estes processos e, ainda, gerando relatórios a respeito do andamento e da saúde das finanças da empresa. Mais adiante, no artigo, veremos isso com mais profundidade.

Como fazer um bom gerenciamento financeiro

O primeiro passo para fazer um bom gerenciamento financeiro é escolher as suas ferramentas e suas estratégias. E isso passa pela escolha de um bom sistema de gestão para automatizar esta série de processos para você.

A função deste software de gestão empresarial vai ser garantir que o empresário tenha o controle absoluto sobre todos os processos da empresa, não somente da área financeira. Ele irá integrar o sistema de estoque da empresa com o seu fluxo de caixa e também com as entradas e saídas de produtos, excluindo a necessidade da maioria das ações manuais e gerando relatórios em tempo real sobre a situação de cada uma destas áreas do negócio.

O empresário deve conhecer quais são as necessidades da empresa e em que pontos devem ser feitos ajustes ou que pontos devem ser trabalhados, analisados e gerenciados. Depois desta análise prévia, o empresário deve procurar o software de gestão ou a estratégia que mais atenda a essas demandas do seu negócio. Entre as principais funções de um gerenciador financeiro ou de uma boa estratégia de gestão, estão:

Controle das transações financeiras

Nesta caso, este é um requisito básico, já que estamos falando aqui de manter o controle sobre toda movimentação financeira de uma empresa. Como dissemos antes, a integração de todas as áreas do negócio gera uma confiabilidade maior sobre os relatórios que serão gerados por esta ferramenta, permitindo que o empreendedor tenha todas as informações sobre estas transações e os resultados delas, atualizadas em tempo real.

Isto dá um panorama todo novo ao empresário, que a partir destes relatórios poderá analisar quais são as áreas que estão deficientes, quais são eficientes e quais merecem mais atenção.

Controle das entradas e saídas

Saber quanto está saindo da sua empresa é tão importante quanto saber os valores que estão entrando. Isso porque, tudo isso faz parte do balanço geral do financeiro da empresa. E como o nome já indica, o balanço tem que ser equilibrado.  

Um sistema, ou estratégia completa vai automatizar aquele processo de anotar todos os valores que entram e saem da empresa todos os dias, seja pelo caixa seja pela renovação do estoque. Além disso, ela vai controlar suas contas a pagar e receber, para que vocês saiba quanto dinheiro ainda tem pra investir e o quanto tem de valores na rua.

Controle de cobranças

Pagamentos pendentes podem representar um problema para a empresa caso a inadimplência seja longa e os valores significativos. Por isso é importante ter todas as informações sobre quanto de dinheiro há ainda para para ser recebida de clientes que estão em atraso com as suas parcelas.

Uma boa ferramenta de gestão empresarial vai ajudar você neste sentido, gerenciando e fazendo a sua emissão de boletos e carnês, além dos tradicionais crediários.

Além disso, através da gestão de clientes, sobre o que já falaremos, a ferramenta vai manter você informado sobre o tempo que cada cliente leva para pagar e quais são as melhores alternativas e formas de pagamento para oferecer a eles.

Se você optar por fazer este processo todo de maneira manual, você deve se certificar de que tudo isso seja feito, uma vez que o bom funcionamento desta área é de extrema importância para o resultado final da sua estratégia de controle financeiro.

Controle de gastos

Para onde está indo o dinheiro da sua empresa? Um bom gerenciamento financeiro vai te ajudar a responder isso. E ainda vai informar se estes gastos que estão sendo feitos estão trazendo o resultado esperado dentro do período de tempo estabelecido.

Não podemos esquecer que, apesar de toda missão e valores que uma empresa possa estabelecer para si, o seu principal objetivo ainda é gerar lucro para seu proprietário e sócios.

Por isso, é importante saber se o dinheiro que está sendo investido está trazendo resultados, além de ter as informações necessárias para se trocar de direção no caso de a roda de algum investimento não ser a correta.

Com um bom gerenciamento financeiro você vai poder classificar e categorizar cada tipo de gasto para manter a sua área financeira organizada e clara de se entender.

Gerenciar lista de clientes

Como citamos antes, possuir o controle sobre o seu cadastro de clientes também é bastante importante. Isso porque, você deve saber as preferências de seus clientes, como produtos favoritos, tempo que demora para pagar, se costuma atrasar ou pagar adiantado, qual a forma de pagamento que mais se adequa a sua realidade, entre outras informações.

Isso pode diminuir suas preocupações com a inadimplência. Por exemplo: alguns clientes preferem pagar no cartão de crédito, que é uma forma de pagamento muito segura, uma vez que só existirá inadimplência, neste caso, se a concessionária de crédito do cartão deixar de repassar os devidos valores para sua empresa no tempo especificado, o que é quase impossível.

Processos automatizados

Uma das principais vantagens de um gerenciamento financeiro eficiente é ter todos os processos da sua empresa automatizados. Isso não reflete em benefícios somente para o empresário mas, também, para seus funcionários que não passarão mais horas fazendo a mesma atividade e terão tempo para se dedicar a outras funções.

Essa quebra de pressão gera funcionários mais motivados, uma vez que se evita o cansaço dos esforços repetitivos. Esse benefícios se estendem até aos seus clientes, que terão atendentes mais solícitos e descontraídos.

Simples, não é? A ideia é exatamente essa: simplificar todos os processos para que o empreendedor tenha tempo para se dedicar aos seus clientes, que é o mais importante nesta equação toda.

Este guest post foi escrito pela equipe do QuantoSobra, um software de gestão empresarial completo, que organiza, agiliza e automatiza todos os processos internos da sua empresa.

Gostou do Conteúdo?

Receba em seu email conteúdos especialmente feitos para inscritos em nosso newsletter!