O que é capital de giro líquido: fórmula e uso na empresa

O que é capital de giro líquido: fórmula e aplicação no negócio

O que é capital de giro líquido

Uma empresa é deve manter o controle de seu capital para executar suas operações sem problemas relacionados a sua capacidade de crescimento e de cumprimento de responsabilidades financeiras, como o pagamento a fornecedores. Para medir sua saúde financeira e eficiência operacional, a empresa é obrigada deve calcular seu capital de giro e entender o que é capital de giro líquido.

O que é Capital de Giro Líquido

O capital de giro líquido é o valor agregado de todos os ativos circulantes e passivos circulantes. Ele é usado para medir a liquidez de curto prazo de uma empresa e também pode ser usado para obter uma impressão geral da capacidade da administração da empresa de utilizar os ativos de maneira eficiente.

Para aprender como calcular capital de giro líquido, use a seguinte fórmula:

+ Caixa e equivalentes de caixa

+ Investimentos negociáveis

+ Contas a receber de clientes

+ Inventário

– Contas a pagar

= Capital de giro líquido

O que é capital de giro líquido
O que é capital de giro líquido

Qual a diferença entre capital de giro e capital de giro líquido: como calcular

Se você sabe o que é capital de giro, vai perceber que ele é bem parecido com a ideia do que é capital de giro líquido. O que os diferencia, entretanto, é que o primeiro, está limitado a contabilização de elementos relacionados à operação da empresa. Abaixo, um vídeo explicativo sobre o que é capital de giro.

Ou seja, ele não contabiliza ativos como saldo disponível nem passivos como empréstimos. Ambos “entram” em como calcular capital de giro líquido.

Assim, voltando a como calcular capital de giro líquido pode temos a equação:

Capital de giro líquido (CGL) = Ativo Circulante (AC) – Passivo Circulante (PC)

Se o valor do que é capital de giro líquido for substancialmente positivo, isso indica que os fundos de curto prazo disponíveis a partir dos ativos circulantes são mais que suficientes para pagar os passivos atuais à medida que se tornam devidos para pagamento.

Se o valor for substancialmente negativo, a empresa pode não ter fundos suficientes disponíveis para pagar suas obrigações correntes e pode estar em risco de falência.

Para evitar o fechamento de seu negócio, ou problemas com clientes e fornecedores, você e sua equipe financeira (caso você tenha um profissional de apoio), devem buscar formas de captar dinheiro. No artigo; “Como conseguir capital de giro para empresa: 6 opções e quando usar cada uma [+ BÔNUS]”, você encontra algumas sugestões.  

O valor informado pelo o que é capital de giro líquido é mais informativo quando rastreado em uma linha de tendência, uma vez que isso pode mostrar uma melhoria gradual ou declínio no montante líquido de capital de giro ao longo do tempo.

O conceito sobre o que é capital de giro líquido também pode ser usado para estimar a capacidade de uma empresa crescer rapidamente.

Se tiver reservas substanciais em dinheiro, poderá ter dinheiro suficiente para ampliar rapidamente os negócios. Por outro lado, uma situação de capital de giro difícil torna bastante improvável que uma empresa tenha os meios financeiros para acelerar sua taxa de crescimento.

O montante do capital circulante líquido pode ser alterado favoravelmente por meio de qualquer uma das seguintes atividades:

  • Exigir que os clientes paguem dentro de um período de tempo mais curto. Isso pode ser difícil quando os clientes são grandes e poderosos.
  • Ser mais ativo na coleta de contas a receber pendentes, embora haja um risco de clientes insatisfeitos. Aqui, você também pode optar por uma das formas de antecipação de recebíveis, que adiantarão o valor que seria captado em dias, para dinheiro na hora;
  • Envolvendo técnicas de controle de estoque como compras de estoques just-in-time para reduzir o investimento em estoque, embora isso possa aumentar os custos de entrega.
  • Devolução de estoque não utilizado aos fornecedores em troca de uma taxa de reabastecimento.
  • Estender o número de dias antes que as contas a pagar sejam pagas, embora isso, provavelmente, incomode os fornecedores.

O monitoramento do nível de capital de giro líquido é uma preocupação central da equipe de financeira, que é responsável por prever os níveis de caixa e quaisquer exigências de dívida necessárias para compensar as deficiências de caixa projetadas.

Importância do capital de giro e capital de giro líquido

Visto as características apontadas acima, a medição do capital de giro é usado para a manutenção de aspectos do gerenciamento financeiro, principalmente no que se estende ao pagamento de despesas gerais como:

  • matérias-primas;
  • salários;
  • expansão financeira;
  • para lidar com despesas inesperadas.

O cálculo do que é capital de giro líquido é essencial para acompanhar o progresso dos negócios, já que a relação entre os ativos e passivos, fala profundamente sobre a condição de liquidez da empresa.

É importante estar atento a uma série de questões acerca do capital de giro líquido, pelas seguintes razões:

  • Linha de crédito. Uma empresa pode ter disponível uma ampla linha de crédito que pode facilmente pagar por eventuais déficits de financiamento de curto prazo, indicados pela medição do capital de giro líquido, para que não haja risco real de falência. Em vez disso, a linha de crédito é usada sempre que uma obrigação deve ser paga. Uma visão mais sutil é plotar o capital de giro líquido em relação ao restante saldo disponível na linha de crédito. Se a linha foi quase consumida, então existe um potencial maior para um problema de liquidez.
  • Anomalias. Se medida apenas a partir de uma data, a medição pode incluir uma anomalia que não indica a tendência geral do capital circulante líquido. Por exemplo, uma grande conta única a pagar pode ainda não ser paga, e assim parece criar um valor menor de capital de giro líquido.
  • Liquidez. Os ativos circulantes não são necessariamente muito líquidos portanto, podem não estar disponíveis para uso no pagamento de passivos de curto prazo. Em particular, o estoque só pode ser convertido em dinheiro com um grande desconto, se for o caso. Além disso, as contas a receber podem não ser cobráveis ​​no curto prazo, especialmente se as condições de crédito forem excessivamente longas. Este é um problema particular quando os grandes clientes têm poder de negociação considerável sobre os negócios portanto, podem deliberadamente atrasar seus pagamentos.

Como visto, a combinação entre capital de giro e o que é capital de giro líquido, é fundamental para que, além, de arcar com suas despesas a curto prazo, sua empresa seja capaz de projetar o crescimento do negócio.

Em alguns momentos, como uma oportunidade de expansão imediata, exigem uma injeção de capital de giro. Entender isso é importante, por isso, indicamos o artigo; “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.