Como encontrar fornecedores no Mercado Livre: 4 dicas

Como encontrar fornecedores no Mercado Livre [e em outros lugares]

fornecedor-livre-gyra

Já explicamos aqui no blog sobre o prazo médio de renovação de estoque e porque fazer esse controle é relevante para ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre. Mas para renovar as mercadorias é importante contar com bons fornecedores. E como encontrar fornecedores no Mercado Livre? Em quais outros lugares buscar?

Você não precisa buscar fornecedores apenas dentro do site. Você pode pesquisar online em outros sites para encontrar novos contatos e também procurar offline por bons fornecedores.

Continue lendo e aprenda uma estratégia simples como encontrar fornecedores no Mercado Livre e fora dele.

Como encontrar fornecedores no Mercado Livre para o seu negócio

Lista de produtos

Antes de começar a pesquisar efetivamente como encontrar fornecedores no Mercado Livre e fora dele, é importante ter em mãos uma lista com os itens da(s) categoria(s) de produto que você vende.

Se você vende itens de Informática, existem uma infinidade de produtos com os quais você pode trabalhar. Provavelmente, você não quer vender todos, se está começando, ou se já tem uma clientela boa com alguns itens e quer continuar investindo neles.

Se você está começando uma loja virtual, vai gostar de saber o que mais vende no Mercado Livre. Mostramos uma lista com os itens mais buscados no marketplace que vai ajudá-lo a escolher um nicho de mercado

E mesmo que você já venda há algum tempo e tenha experiência com fornecedores, é importante ter um foco de vendas. Inclusive, para saber o que vende mais rápido e o que vende mais devagar.

Assim, você pode fazer um controle de estoque eficiente e manter um bom relacionamento com seus fornecedores.

Etapas para encontrar fornecedores no Mercado Livre

encontar-fornecedores-mercado-livre-dicas

#1) Pesquisa online

Aposto que você pensou no Google, não é mesmo? E é por lá que você vai começar sua pesquisa para encontrar fornecedores no Mercado Livre.

Tire uma manhã ou tarde, como for mais conveniente para você, para se concentrar nessa tarefa. Não se trata apenas de digitar “fornecedor de produtos informática” e ver o que aparece.

Você precisa olhar os resultados que aparecem com atenção, checar opiniões de outros usuários sobre qualidade e agilidade de entrega, anotar o telefone de contato, o nome do fornecedor, em que cidade ele está, etc.

Crie uma tabela no Excel ou anote é um caderno. Uma dica é separar a lista de fornecedores por local ou tipo de produto que vende.

Você não precisa ter muitos fornecedores. Dois a quatro são suficiente para garantir que você pode recorrer a outra pessoa confiável se o seu fornecedor nº 1 não puder atendê-lo.

Varie os termos de busca — digite: fornecedor/distribuidor/importador + nome do produto — confira os resultados, se retornam outras referências. Só tendo tempo e atenção você vai conseguir fazer uma boa seleção de contatos para ligar.

#2. Pesquise no Mercado Livre

Outra maneira de encontrar fornecedores no Mercado Livre é fazendo uma pesquisa dentro do próprio site.

Muitos vendedores criam lojas virtuais para atuar como fornecedores de produtos, vendendo apenas a partir de quantidades maiores.

Uma vantagem aqui é poder checar a reputação da loja no Mercado Livre (o que garante a idoneidade do vendedor), os comentários dos usuários sobre os produtos, ver as fotos disponíveis, as especificações para os pedidos.

A pesquisa fica mais objetiva e você economiza tempo com ligações, já que terá as informações iniciais que precisa checar para ver se pode ou não fazer uma encomenda.

Você pode usar a mesma ideia de pesquisa por palavras-chave do Google no Mercado Livre para analisar os resultados. 

#3. Selecionando fornecedores

E depois de encontrar fornecedores no Mercado Livre e de outros sites? O que fazer?

Se você só conseguir o telefone, deve ligar para o fornecedor e conferir:

– procedência dos produtos (são originais? tem nota fiscal?)

– quantidade mínima para pedido

– tempo de entrega

– valor do frete

– a compra tem nota fiscal?

– formas de pagamento

– garantia dos produtos

Caso você tenha mais dúvidas, pergunte para poder comparar com as condições oferecidas por outros fornecedores da sua lista.

Algumas distribuidoras têm sites e algumas dessas informações podem estar disponíveis online. Pesquisando com atenção você irá encontrá-las. 

Compare os fornecedores e selecione de dois a quatro para serem seus fornecedores habituais. É sempre útil ter um plano B, então pesquise constantemente e mantenha contato com outros vendedores para trocar referências.

Assim, você cria uma boa relação com seus fornecedores, conhece novos e pode fazer contato facilmente se houver qualquer imprevisto.

#4. Pesquisa offline

Essa é a maneira old school de encontrar fornecedores para o Mercado Livre.

Você pode ir pessoalmente a regiões conhecidas como grande fornecedoras de produtos da sua área e pesquisar por lá as opções de compra, ver os produtos na mão, checar a qualidade, negociar valores etc. 

Essa dinâmica funciona para os negócios offline e para as lojas online não é diferente, afinal a finalidade é a mesma, certo?

Aqui, vale a pena pedir referências de colegas para saber quais são os fornecedores confiáveis e com preços mais competitivos. 

Se você tem uma operação menor, procurar diretamente um fabricante pode não ser tão vantajoso, pois eles operam apenas com grandes pedidos. 

Mas distribuidores e pequenos fabricantes, do nicho de roupas e calçados, por exemplo, oferecem sempre boas condições. Vale a pena pesquisar e investir tempo nessa prospecção.

Tenha caixa para investir em novo estoque

Agora você já sabe como encontrar fornecedores no Mercado Livre e fora dele, pode começar a reunir as melhores opções.

E para criar fechar boas condições de pagamento, é importante ter capital para investir. Conheça as condições de financiamentos online que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.