Como cadastrar minha loja virtual no mercado livre: 3 passos

Como cadastrar minha loja virtual no mercado livre em 3 etapas + benefícios

Mercado-Livre-Gyra

Se você já tem uma loja virtual também pode aproveitar as vantagens de vender em um marketplace. No Brasil, o maior do segmento é o Mercado Livre com 152 milhões de usuários cadastrados, ou seja, 152 milhões de pessoas que podem se tornar seus clientes! Mas, calma, vamos devagar! Nesse momento é provável que você esteja se perguntando: como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre

A seguir, separamos um passo a passo para responder essa pergunta. Como você vai perceber, o processo é bastante simples e vai depender de algumas decisões importantes que você vai tomar. Então, vamos lá!

Como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre?

Vender no Mercado Livre é seguro e mais do que isso é altamente rentável. Ainda neste artigo vamos falar sobre as vantagens de se tornar uma loja oficial Mercado Livre, mas antes é importante responder sua pergunta: como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre? 

Siga o passo a passo!

1. Escolha uma plataforma de e-commerce que permita a integração

A maneira mais eficiente de cadastrar a sua loja virtual no Mercado Livre é optando por uma plataforma de e-commerce que oferece a opção de integração com o marketplace. Se você não sabe se o sistema que você usa tem essa opção, pesquise na área administrativa da sua loja virtual. 

Caso você não encontre nada referente ao Mercado Livre, entre em contato com a empresa que desenvolveu o sistema e questione sobre essa funcionalidade.

É possível que exista a opção de sincronização dentro da plataforma, mas que ela ainda não esteja visível para você. De maneira simples isso pode ser acordado entre você e seus desenvolvedor. 

Por exemplo, se a sua loja virtual foi construída na plataforma de comércio virtual do WordPress, a instalação de um simples plugin vai permitir que você faça a integração da sua loja virtual à sua conta do Mercado Livre. 

Por último, se a plataforma que você usa não oferecer a integração, talvez seja hora de pensar em migrar de plataforma. Ainda neste artigo, vamos listar algumas vantagens ao responder sua pergunta sobre como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre?

Se você ainda não tem uma loja virtual própria procure por fornecedores que ofereçam a integração. 

como cadastrar minha loja virtual no mercado livre

Fonte: Onlinesites

2. Crie sua conta no Mercado Livre 

Após identificar se a plataforma da sua loja virtual permite a integração com o Mercado Livre é importante que você crie uma conta no marketplace.

A criação da sua loja na plataforma é gratuita e você só começa a pagar comissão quando começar a vender. Na verdade, a comissão do Mercado Livre é em cima das vendas realizadas, ou seja, vendeu paga, não vendeu, não paga. 

O custo dessas transações variam de acordo com alguns critérios, e são calculados de acordo com as novas tarifas do Mercado Livre

3. Habilite a sincronização

Com a conta criada e uma plataforma que permite a integração no Mercado Livre você só precisa permitirá a sincronização dos canais. 

Você continuará a ter duas lojas independentes: 

  • sua loja virtual criada em um endereço próprio;
  • sua loja no Mercado Livre. 

O que muda é que, ao cadastrar sua loja virtual no Mercado Livre, você não precisará, por exemplo, cadastrar o mesmo produto duas vezes, além disso, a administração da loja é muito mais simples, afinal os números se concentram em um sistema e o estoque é compartilhado e atualizado automaticamente. 

Benefícios de aprender como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre

Por que não manter sua loja virtual e uma conta no Mercado Livre separadas? Sim, você pode optar por essa forma de trabalho, mas a verdade é que talvez não faça muito sentido e que você deixe de aproveitar benefícios como acesso integral aos anúncios no Mercado Livre.

Cadastro único de produtos

Como citamos acima, ao cadastrar sua loja virtual no Mercado Livre você não vai precisar cadastrar seus produtos duas vezes. Só é necessário preencher os dados uma única vez e eles serão publicados na loja virtual e no marketplace. 

Escolha dos produtos que serão publicados nos dois canais

Mesmo com a sincronização das lojas, você ainda terá a liberdade de escolher quais os produtos devem aparecer no Mercado Livre e quais são exclusivos de sua loja fora do marketplace.

Caso você deseje que uma oferta ou produto  não apareça no Mercado Livre, basta não selecionar a sincronização para esse item em particular.  

Dados de vendas e clientes

Uma outra vantagem de entender como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre é criar uma base de dados unificada, com dados de clientes e transações. 

Independente de onde a venda for realizada você é capaz de acompanhar o processo de:

  • venda;
  • pagamento;
  • estoque;
  • envio do produto.  

As estatísticas de vendas também são completas, considerando ambos os canais.

Acesso aos anúncios do Mercado Livre

Com a sincronização o cadastro dos produtos será feito na área administrativa da sua loja virtual, entretanto, isso não mudará a forma como funciona a campanha de publicidade no Mercado Livre, nem impedirá que você realize anúncios. 

Tudo continua da mesma maneira como se você cadastra-se seus produtos, direto no Mercado Livre. 

Se você nunca fez uma campanha de anúncios no Mercado Livre, indicamos que acesse o artigo;Product Ads Mercado Livre: vale a pena? + Dicas para anunciar” e comece a faturar mais com essa funcionalidade. 

Acesse ao pagamento por meio do Mercado Pago

Se um cliente faz uma compra no Mercado Livre ele terá acesso ao Mercado Pago, normalmente, como se o produto tivesse sido cadastrado no próprio marketplace. 

A venda será indicada no painel de administração da sua loja online. Você deve proceder com o envio, normalmente.

E aí, respondemos a sua pergunta, como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre?

Então agora é hora de arregaçar as mangas para ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre

Para compreender exatamente o que isso significa, sugerimos a leitura do artigo exclusivo Gyra +: Tudo sobre: Como funciona a nova reputação do Mercado Livre.

como cadastrar minha loja virtual no mercado livre

O que achou das nossas dicas? Esperamos ter ajudado você a aprender mais sobre como cadastrar minha loja virtual no Mercado Livre. Deixe sua opinião em nossos comentários.

Gostou tanto das dicas que está pensando em investir mais em seu negócio no Mercado Livre? Na Gyra+ você consegue capital de giro, de maneira rápida e confiável, para ampliar seu negócio.

Acesse nossa plataforma, conecte sua conta do Mercado Livre e aguarde a análise de nossa equipe. Caso seu crédito seja aprovado você receberá o dinheiro em até 72 horas em sua conta do banco.

Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.