[Passo a passo] Como cancelar uma venda no Mercado Livre

[Passo a passo] Como cancelar uma venda no Mercado Livre

Cancelar Venda Mercado Livre

Aprender como cancelar uma venda no Mercado Livre pode te livrar de muitas situações chatas que podem acontecer com qualquer vendedor.

Sabemos que imprevistos podem acontecer e algumas vezes precisaremos saber como cancelar uma venda no Mercado Livre. Muitas vezes você tem tantos produtos a venda que fica fácil perder o controle e acabar vendendo um produto que já saiu do estoque ou mesmo ter um cliente que se arrependeu de comprar e te pediu para fazer o cancelamento.

Independente de quais são os seus motivos, saiba que vamos mostrar para você como cancelar uma venda no Mercado Livre, independente de você já ter impresso a etiqueta ou não!

Como cancelar uma venda no Mercado Livre

Vender no Mercado Livre é seguro, mesmo quando você tem problemas e precisa cancelar sua venda. Para isso, basta você seguir este nosso passo a passo de como cancelar uma venda no Mercado Livre para que você resolva seus problemas. 

Portanto, primeiramente iremos mostrar como cancelar uma venda que você ainda não imprimiu a etiqueta. Logo após vamos te mostrar o que você deve fazer caso já tenha impresso a etiqueta.

Passo a passo de como cancelar uma venda no Mercado Livre

1° Passo: O primeiro passo é logar em sua conta do Mercado Livre.

A partir daí você deverá entrar em “Minha conta” clicando em cima de seu nome, no menu superior. Como na imagem abaixo:

Como cancelar uma venda no mercado livre

2° Passo: Acesse as suas vendas clicando em “Vendas” no menu à esquerda e em “Vendas” novamente no menu que se abrirá. Como na imagem abaixo:

Como cancelar uma venda no mercado livre

3° Passo: Assim que você clicar em “Vendas” você verá todas as suas vendas e poderá tomar algumas decisões como a de cancelamento. 

Para efetuar o cancelamento antes de ter impresso sua etiqueta, basta clicar nas opções do produto que você deseja efetuar o cancelamento. As opções estão nos 3 pontos ao lado de “Ver detalhes”, no canto direito do produto.

Assim que você clicar nos 3 pontos você verá a opção de cancelamento da venda, como na imagem abaixo:

Como cancelar uma venda no mercado livre

4° Passo: Pronto! Agora é só você seguir os passos que o Mercado Livre dará para cancelar a venda.

Se você ficou em dúvida e gostaria de ver este passo a passo, é só seguir esta dica neste vídeo abaixo:

Mas e se eu já tiver clicado em Imprimir a etiqueta?

Calma! Nada está perdido ainda! Neste caso é só seguir os passos em nosso próximo tópico.

Como cancelar uma venda no Mercado Livre após imprimir a etiqueta

Caso você já tenha impresso a etiqueta, a opção “Cancelar venda” não ficará mais disponível para você. Neste caso vamos ao passo a passo:

1° Passo:  você irá precisar entrar em sua conta do Mercado Pago e clicar em “Minha conta”. Assim como na imagem abaixo:

Como cancelar uma venda no mercado livre

2° Passo: A partir daí você deve clicar em “Atividade” que é o primeiro item do menu à esquerda.

3° Passo: Assim que você clicar em “Atividade” você vai ver suas últimas vendas recentes e é só você encontrar a venda que deseja cancelar. Para cancelar é bem parecido com o processo feito direto pelo Mercado Livre: você irá até o canto direito da venda e clicará nos “3 pontos” e em seguida “Devolver dinheiro”. Assim como na imagem abaixo:

Como cancelar uma venda no mercado livre

Uma tela de confirmação irá aparecer para você com o valor inteiro que o cliente pagou. Incluindo o frete. Você deve conferir os dados e confirmar o cancelamento.

4° Passo: Agora que você efetuou o cancelamento do pagamento pelo Mercado Pago, você verá novamente a opção de “Cancelar a Venda” no menu do próprio Mercado Livre, que antes havia desaparecido. Portanto volte lá e cancele a venda como você faria seguindo o passo a passo que indicamos sobre cancelamento sem imprimir a etiqueta.

Leia também: Novas tarifas Mercado Livre: o que mudou e como se adaptar?

Se ainda restou dúvidas, assim como no passo a passo anterior, você também pode seguir este passo a passo no vídeo abaixo:

Pronto!

Agora que você já sabe como cancelar uma venda no Mercado Livre ficará fácil para você contornar quaisquer problemas que poderá vir a acontecer com suas vendas. Com estas dicas simples você poderá trabalhar mais tranquilo e atender melhor os seus clientes.

Investir em seu estoque é uma das formas de vender mais e ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre. Para te ajudar a ampliar seus recursos e aumentar sua capacidade de investimento, separamos um material exclusivo com “5 formas de como captar recursos financeiros para empresas”.

Na Gyra+ nós ajudamos você a ampliar seu negócio aprovando empréstimo para a sua loja em até 72 horas. Acesse nosso site, conecte sua conta do Mercado Livre e nossa equipe consegue aprovar um empréstimo para seu negócio.

Você só precisa seguir 3 passos simples para ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail
  • Conecte sua conta do Mercado Livre
  • Análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.Ainda tem dúvidas se é a hora de pegar um empréstimo? Sugerimos que você leia o artigo exclusivo: Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa.