Como integrar Squid Fácil com Mercado Livre: etapas + vantagens

Como integrar Squid Fácil com Mercado Livre: passo a passo

gyra-e-squid

Você sabia que é possível vender produtos online sem necessariamente ter um estoque armazenado em casa? E que no Brasil você encontra empresas que oferecem essa modalidade de serviço chamada de dropshipping? Uma delas é a Squid Fácil. E vamos explicar neste post como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre.

Não trabalha só com o Mercado Livre? A Squid Fácil tem integrações com outros marketplaces como Submarino, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, dentre outros.

Aqui vamos focar no Mercado Livre, mas a forma de integração segue o mesmo passo a passo para as outras plataformas também.

Continue lendo e aprenda como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre.

Como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre | GUIA

Como funciona a integração

Para integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre é necessário ter um intermediário, pois os sistemas não se conectam diretamente. Nesse caso, a ferramenta que você vai precisar para fazer essa ponte é o Mintegra.

O Mintegra é uma plataforma usada para fazer a integração e gestão de anúncios nos principais marketplaces e lojas virtuais do mercado nacional, automatizando vários fluxos operacionais do negócio como: controle de estoque, geração de pedidos no fornecedor e outras funções gerenciais como reajuste de preço e etc.

Dessa forma, tudo relacionado a anúncio e envio dos seus produtos fica por conta do Mintegra. No painel principal, o vendedor controla o andamento do processo e também recebe notificações por e-mail. É possível fazer um teste grátis da plataforma por 15 dias.

Passo a passo: como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre

Para aprender como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre, você vai precisar seguir os passos abaixo.

a) Crie uma conta no Mintegra;

b) Crie uma conta na Squid Fácil e cadastre sua loja do Mercado Livre. Saiba como fazer esse passo no vídeo abaixo:

c) Com a sua conta criada nas duas plataformas acima, você pode integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre. Esse passo é feito no Mintegra;

d) No painel principal do Mintegra, clique no menu lateral ‘Lojas’ e, em seguida, em ‘Incluir’ no submenu que irá aparecer abaixo;

f) Na tela que irá abrir ao lado, preencha as seguintes informações:

  • Tipo de Cadastro (pessoa física ou jurídica): deve ser o mesmo cadastrado na Squid Fácil;
  • Estado: também deve ser o mesmo cadastrado na Squid Fácil;
  • Marketplace;
  • Nome da loja;
  • Client ID Squid Fácil e Client Secret Squid Fácil: são as credenciais de acesso a API da Squid Fácil, encontradas nos detalhes do seu cadastro na plataforma. Basta copiar de lá e colar nos respectivos campos.

g) Clique em ‘Salvar’. Aparecerá um pop up na tela informando que para a integração ser concluída é preciso autorização do Mercado Livre. Clique em ‘Confirmar’;

h) Para concluir a integração, faça o login na sua conta do Mercado Livre e clique em ‘Permitir’ na tela que aparecerá antes do painel principal para instalar o app do Mintegra no Mercado Livre.

i) Após a autorização, o sistema vai redirecioná-lo para a plataforma do Mintegra. Para conferir a importação dos dados, acesso ‘Produtos’ no menu lateral.

Assista ao passo a passo de como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre em vídeo abaixo:

Agora, você pode criar anúncios para seus produtos no Mintegra, vender através do Mercado Livre e ter a dedução no estoque e os trâmites de envio liberados para a Squid fácil de forma automática. 

Vantagens de integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre

A vantagem principal que a Squid Fácil oferece é eliminar a necessidade de manter um estoque físico. O seu estoque fica no Centro de Distribuição (CD) da Squid Fácil.

No seu perfil no site, você armazena créditos que são deduzidos automaticamente a cada venda fechada ou pode pagar no momento da venda pelo produto.

Outra vantagem de integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre é automatizar 100% seu processo de venda. Sua função é apenas acompanhar o fluxo.

Também sobra tempo para planejar campanhas, promoções e outras ações estratégicas de venda. Além de poder estudar a possibilidade de agregar novos produtos ao seu portfólio.

A Squid Fácil também permite eliminar um problema que pode acontecer com vendedores desatentos ao controle de estoque: não ter o produto que o cliente já comprou para vender.

A empresa tem um CD de produtos de diversas categorias a pronta entrega que podem sair imediatamente, dentro do prazo estipulado pelo Mercado Livre para você manter sua reputação alta no marketplace

Outra vantagem é que o vendedor não precisa fazer um pedido mínimo para usar o sistema da Squid Fácil e também não precisa trabalhar exclusivamente com a empresa. 

Ele pode ter um estoque físico próprio ou outros fornecedores e também usar a Squid Fácil. Esse gerenciamento dos fornecedores é por conta do usuário que vai avaliar a melhor forma de garantir seu negócio operante sempre.

O que é dropshipping?

o-que-e-dropshipping

Imagem: Reprodução | Ecommerce Brasil.

Para usar a Squid Fácil é importante entender com clareza a dinâmica do dropshipping. 

O dropshipping é um tipo de modelo de negócio que permite que uma empresa opere sem manter um estoque, como um armazém para guardar seus produtos ou mesmo tenha que enviar os produtos para seus próprios clientes. 

E como o produto chega até o cliente? O vendedor faz uma parceria com um fornecedor de dropship que fabrica e/ou armazena produtos, embala e os envia diretamente ao cliente, em nome da sua loja virtual.

Em termos mais simples, o dropshipping funciona assim:

  1. O cliente faz um pedido de um produto na loja virtual;
  2. O vendedor encaminha automática ou manualmente os detalhes do pedido e do cliente para o fornecedor dropship;
  3. O fornecedor dropship embala e envia o pedido diretamente ao cliente em nome do vendedor.

Tenha crédito para investir na sua loja virtual

Aprender como integrar a Squid Fácil com o Mercado Livre vai ajudá-lo a ter um negócio funcional e operante 24h por dia. 

E para expandir suas vendas e investir em outras área que precisam de crescimento, você precisa ter uma fonte confiável para fazer um empréstimo seguro

Já pensou em fazer a solicitação de crédito online? Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.