Como vender sem juros no Mercado Livre: quando é vantajoso?

Como vender sem juros no Mercado Livre e quando colocar essa opção

como-vender-sem-juros-mercado-livre

Vender no Mercado Livre é seguro e a plataforma também é um dos marketplaces mais acessíveis para pequenos vendedores em critérios de uso e regras.

Com uma boa reputação no site, é possível gerar vendas lucrativas, além de usar os serviços da própria plataforma como o Mercado Pago e o Mercado Envios.

Como vendedor, é importante ficar atento a todos os detalhes. As tarifas do Mercado Livre tem muitas variantes e é fundamental analisar o impacto financeiro de cada uma antes de usá-la no seu sistema de vendas.

Neste post, vamos destacar uma questão bastante importante que gera dúvidas em muito vendedores que é como vender sem juros no Mercado Livre, o impacto no faturamento e quando disponibilizar essa opção.

Vamos lá?!

Como vender sem juros no Mercado Livre

Para ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre, você precisa ter uma visão 360º do negócio com o qual está trabalhando.

Não basta apenas oferecer o pagamento mais conveniente ao cliente, é necessário analisar todo a experiência de compra usando o Mercado Livre para que seu lucro não se perca entre as taxas cobradas pelo site sobre as vendas e anúncios de produtos.

No caso de vender sem juros no Mercado Livre, essa é uma decisão que impacta diretamente o seu lucro com a venda.

Entre os tipos de anúncios você precisa escolher o Premium para vender sem juros no Mercado Livre. Ao anunciar nesta categoria, o vendedor não paga pela veiculação do anúncio que alcança uma exposição alta e tem duração ilimitada.

Porém a taxa de anúncio Premium é a mais alta entre os três tipos com tarifa por venda de 16%. O passo a passo é simples:

  1. Escolha máximo de parcelas sem acréscimo que deseja oferecer: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12.
  2. O seu cliente paga sem juros e você absorve o custo de parcelamento com 16% de desconto.
  3. O dinheiro ficará disponível na sua conta como sempre, mas já estará descontado o custo de parcelamento e a tarifa por pagamento aprovado.

Via Mercado Pago (Cartão de crédito ou dinheiro) o tempo e as taxas são de:

  • Na hora: 4,99%
  • Em 14 dias: 4,49%
  • Em 30 dias: 3,99%

Para pagamentos por boleto, o vendedor recebe em até 3 dias úteis a uma taxa de R$ 3,49.

Vantagens de vender sem juros no ML

Confirmação do Pagamento – o pedido é processado apenas após a confirmação do pagamento, eliminando os compradores fantasmas e duplicados.

Anúncio Grátis – o produto fica em alta exposição por 60 dias.

Parcelamento sem juros – a venda de itens com um valor maior como eletrônicos, smartphones, tablets são beneficiadas ao oferecer o parcelamento no cartão sem juros.

Mas quando vender sem juros no Mercado Livre?

Se você leu o artigo até aqui, a taxa por venda já deve ter chamado sua atenção não é mesmo? Afinal, 16% é uma quantia considerável.

É nesse momento que você precisa pensar na sua estratégia de vendas. Por quê? Dependendo do valor do produto que você vende, fazer este investimento Premium pode não compensar.

Em itens com um valor menor, nos quais os compradores tendem a pagar à vista por boleto ou assumir os juros do parcelamento, não há necessidade de bancar uma taxa com essa porcentagem para vender sem juros.

Por outro lado, se você comercializa itens eletrônicos, como mencionamos, ou até eletrodomésticos, por exemplo, vale a pena considerar a estratégia de vender sem juros no Mercado Livre.

Outra opção para definir as melhores formas de anunciar no ML é fazer testes com o produto anunciado em diferentes categorias.

Por exemplo, anuncie um produto avulso sem o parcelamento sem juros e em outro anúncio ofereça um “Kit com 3 ou 6 unidades” com parcelamento sem juros.

Dessa forma você pode analisar o volume de vendas de cada anúncio e os lucros que obteve com cada um.

Como dissemos lá no início, a forma de pagamentos é apenas um dos pontos que você deve analisar para oferecer ao cliente.

Um atendimento ágil, resposta a dúvidas, envio bem feito e rápido, páginas de produtos bem detalhadas são outros detalhes que tornarão a experiência do cliente mais prazerosa e aumentarão sua reputação no Mercado Livre.

Se o seu negócio precisa de um suporte de capital, conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.