O que é expansão de mercado e como aplicá-la em 6 passos

O que é expansão de mercado e como aplicá-la em 6 passos

O que é expansão de mercado (1)

De 2008 a 2017, a Airbnb lançou sua estratégia inovadora de expansão de mercado. Para muitas empresas, essa expansão ocorrerá em menor escala, não necessariamente alcançando potencial mundial, entretanto, algumas das estratégias mais sofisticadas e bem-sucedidas vêm de pequenas empresas. E, você? Deseja ampliar seu negócio, mas não sabe ao certo o que é expansão do mercado e como fazer isso com seu negócio?

O que é estratégia de expansão de mercado?

Antes de colocar qualquer tipo de ação em prática, é importante entender o conceito sobre o que é expansão de mercado.

A expansão do mercado é uma estratégia de crescimento dos negócios, por meio da identificação de outros mercados que sejam fáceis e possíveis de serem alcançados por elas.

As empresas que investigam mercados potenciais devem avaliar suas capacidades e ativos. Estes podem incluir produtos novos ou existentes com recurso em áreas inexploradas.

Por quais canais eles atenderão esses clientes em potencial? As empresas devem considerar quem são os novos clientes. Em seguida, eles podem envolvê-los com uma mensagem de marca específica.

Ao colocar o que é expansão de mercado, em prática, as empresas devem financiar suas iniciativas. Elas também devem aceitar os riscos de decepção financeira. Mesmo as estratégias de expansão de mercado mais bem desenvolvidas não garantem o sucesso. Entretanto, em caso de sucesso, isso levará a um aumento nas vendas e um benefício para o futuro financeiro dessas empresas.

Uma ação de expansão de mercado nos negócios pode significar, novos produtos, novos tipos de  mercados, novas localidades atendidas e mais.

Desenvolvendo uma estratégia de expansão de mercado de negócios

Você entendeu o que é expansão de mercado nos negócios, agora, vamos compartilhar os detalhes que vão levar ao sucesso desse processo.

A seguir, 6 etapas de desenvolvimento de uma estratégia de expansão de mercado vencedora. Cada estágio ajudará você a construir uma base para um sucesso de vendas duradouro.

1. Crie uma estratégia

Seu instinto pode dizer que é hora de expandir. Mas criar uma estratégia vencedora requer uma visão. Comece escrevendo as razões pelas quais você deseja expandir. Em seguida, anote o motivo pelo qual você acha que será bem-sucedido.

Identifique seus novos clientes durante o processo. Em todos os casos, um novo mercado não será como os existentes.

Crie personas, ou seja, perfis detalhados de pessoas ou empresas com maior probabilidade de comprar seus produtos.

Use dados demográficos para determinar como você pode alcançá-los. Em seguida, escolha seus canais para expansão, seja online, em lojas ou pessoalmente.

Agora crie uma proposta formal de planejamento estratégico e compartilhe-a com seus parceiros.

Você deve ser capaz de justificar sua estratégia de expansão de mercado antes de investir nela.

2. Financie sua iniciativa

Agora que você justificou sua estratégia, pode determinar como financiará a iniciativa.

Comece prevendo o custo da sua expansão. Isso significa discriminar todos os recursos de que você precisa. Então você pode calcular quanto tempo levará para o empreendimento ser lucrativo.

É muito importante que você trate seu empreendimento de forma objetiva, lembrando-se de tratá-lo como um negócio.

Sua expansão de mercado deve se sustentar financeiramente. No final, você recuperará o valor do seu investimento inicial. Você estará em seu caminho para a lucratividade logo depois.

Você pode recorrer a tipos de empréstimos para empresas, que sejam seguros e que se encaixem em sua estratégia financeira global.

3. Expandir para novos canais

Você pode ter os melhores produtos para o seu novo mercado alvo. Mas você não venderá muito se não tiver identificado canais para se conectar a eles. Os canais são caminhos para levar produtos ao mercado e para venda. Você pode chamá-los de “opções de entrada no mercado” em linguagem profissional também.

Os canais podem ser físicos – você pode escolher um novo ponto de venda para vender seu produto. Eles podem ser digitais – você pode começar a vender online em países estrangeiros. Esses canais são meios de se envolver com os clientes. Escolher os canais certos é fundamental para o sucesso de sua expansão de mercado.

Ampliar seus canais de distribuição pode levar a lucros mais saudáveis. Também pode reduzir o risco se as vendas através de um canal falharem.

Considere os dados demográficos e o comportamento do cliente. Em seguida, determine em quais canais você pode envolver seus clientes.

3. Envolva novos públicos-alvo

Sua estratégia para aplicar o que é expansão de mercado deve incluir um componente de marketing. Isso deve se concentrar em envolver seus novos clientes.

Deve refletir os canais através dos quais você se envolverá com os clientes. Também deve incluir a proposta de valor que você pretende entregar a eles.

Para muitos profissionais de marketing, métricas como o tráfego do site refletem o sucesso de uma empresa. No seu caso, essas métricas podem não refletir o progresso real. Os visitantes do site podem não se envolver com sua marca nem comprar um produto. Os compartilhamentos sociais podem não ser drivers reais para as vendas de produtos.

Suas interações iniciais devem se concentrar em qualidade e autenticidade. Essas interações iniciais serão indicativas da qualidade de todas as interações futuras. Isso contrasta com as marcas estabelecidas em seus mercados, que já podem entender o valor de seus clientes e atender a esses interesses.

Hoje, os clientes podem avaliar facilmente a qualidade e a autenticidade de uma marca. Como recém-chegado, você pode tornar a qualidade e autenticidade a sua marca.

Sua comunicação deve mostrar às pessoas por que seu produto é valioso. O marketing em torno da qualidade do produto é uma tática eficaz, ainda subestimada, entre os vendedores digitais.

Leia também: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos

4. Amplie sua marca

Desenvolva o que você aprendeu com esses compromissos iniciais com o cliente. Você pode usá-los para divulgar sua mensagem de marca.

Colete dados em seus novos clientes. Em seguida, identifique suas principais motivações e ações repetidas. Você pode identificar outros clientes em potencial nesse mercado, procurando os mesmos hábitos. Você também pode incentivar seus novos clientes a compartilhar sua marca. Eles podem se conectar com pessoas que compartilham as mesmas motivações e comportamentos.

Apesar de aperfeiçoar características específicas, seu objetivo é a saturação do mercado. O crescimento da sua marca depende de uma mensagem atraente com amplo apelo. Deve acolher novos clientes ainda não no seu radar.

Encontrar um equilíbrio entre mensagens direcionadas e amplas será um desafio. Você pode ter que fazer isso em uma única mensagem. Você também pode usar diferentes plataformas para diferentes tipos de mensagens.

Em ambos os casos, lembre-se de que um segmento do mercado pode ver um anúncio destinado a outro segmento. Sua marca deve ser consistente mesmo que os aspectos de suas mensagens não sejam os mesmos.

5. Introduzir Novos Produtos

Você pode planejar investir no desenvolvimento de novos produtos como parte de sua do que é expansão de mercado, em sua estratégia.

Isso abre novas oportunidades de receita que podem levar as empresas ao sucesso. Se mal executado, pode acabar em um desastre caro após um processo longo e tedioso.

Você deve levar a sério o desenvolvimento de novos produtos. Seu objetivo deve ser desenvolver seu novo produto, desde o conceito até a introdução no mercado.

Primeiro, identifique uma necessidade em seu mercado-alvo que seu produto irá atender. Depois de desenvolver um conceito, atribua uma equipe ao processo de desenvolvimento do produto. Certifique-se de que eles compreendam os indicadores do cliente-alvo (principais pontos de interesse).

Você pode envolver clientes existentes em seu mercado-alvo durante a fase de design. Use mídias sociais ou um portal da web para interagir com eles. Eles podem mantê-lo focado nos benefícios do cliente à medida que você desenvolve seu produto. E eles podem ajudá-lo com um nome para o produto também.

O contribuinte mais importante para o seu sucesso é a distinção. Incorpore a proposta de valor dos produtos à sua estratégia de expansão de mercado. Então você pode construir em seu sucesso existente.

6. Estabelecer uma fundação

Agora que você conquistou seu novo mercado, é hora de preparar o terreno para a escalada. Revise como você obteve sucesso em seu mercado ou mercados originais.

A jornada à frente será completamente diferente. Mas algumas das ideias que você aprendeu serão aplicadas aqui. Prepare-se para se adaptar e responder muito mais.

Mãos na massa

Esperamos que com esse guia você tenha compreendido o que é expansão de mercado e como colocar seu objetivo em prática, com os 6 passos descritos acima.

Como principal lição, fazer uma boa curadoria para alinhar-se com os desejos e motivações dos principais compradores (novos e antigos) dará a você uma vantagem sobre os concorrentes menos conscientes.

Dissemos anteriormente, sobre a necessidade de investimento na expansão de mercado. Para isso você pode contar com a Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.